13 de junho de 2018

Práticas Integrativas promovem qualidade de vida a usuários do SUS

IMG_4456

Usuárias da Academia da Saúde do Verdes Campos em dia de sessão de auriculoterapia

(Fotos: Genival Silva)

Diagnosticada com osteoporose, hipertensão arterial e asma, a dona de casa Maria Doroteu Figueiredo, moradora do bairro Verdes Campos, precisa seguir uma rotina de cuidados diários que ajudam a controlar as doenças e garantir uma melhor qualidade de vida.

O uso de medicamentos, alimentação balanceada e a prática de atividades físicas são fatores aliados no tratamento das doenças. Associada a isso, ela participa do “Grupo Alívio da Dor”, há dois anos, serviço ofertado pela prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.  

A partir do grupo, ela foi inserida em método de tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a auriculoterapia, uma das Práticas Integrativas e Complementares, disponíveis nas Academias da Saúde, no bairro Verdes Campos e no Lago da Perucaba.

IMG_4463

Maria Doroteu (camiseta rosa) destaca os benefícios da auriculoterapia para a sua qualidade de vida

A dona de casa é uma das 72 usuárias a utilizar o serviço, que começou a funcionar desde o mês de abril deste ano. Sobre auriculoterapia, ela comenta que o alívio promovido é sentido após cada sessão. E explica que as dores provocadas por seus problemas de saúde costumam impedir que realize atividades rotineiras. “Sinto muitas dores na cabeça e nos músculos. Os remédios aliviam, mas desde que comecei com essa prática tenho percebido melhora. Estou me sentindo mais disposta e feliz”, justificou.

A massoterapia é outra modalidade que integra a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, que associadas à medicina convencional visa a melhoria da qualidade de vida da população, através do cuidado integral aos usuários do SUS.

Zuleide Martins, 46 anos, dona de casa, pratica atividade física na Academia de Saúde do Verdes Campos, há dois meses. E também passou a utilizar o serviço de  massoterapia e auriculoterapia, por conta de dores na coluna e ansiedade. “Eu vi algumas pessoas aqui na academia com uns pontos na orelha, quando perguntei o que era e para que servia, achei que seria bom experimentar na tentativa de diminuir as dores e o estresse. Após o encaminhamento, já participei de duas sessões de auriculoterapia e uma de massoterapia. Depois disso, já me sinto melhor”, declarou.

IMG_4434

Entre os benefícios citados por usuários assistidos, alívio  de tensões e dores musculares, estresse, ansiedade, respiração, insônia e controle da pressão arterial. “As práticas da auriculoterapia e Massoterapia  contribuem para o equilíbrio e bem estar físico e mental”, ressaltou Sérgio Pinheiro, coordenador e técnico das Práticas Integrativas.