11 de maio de 2018

Exploração sexual infanto-juvenil é tema de palestras com usuários do SCFV do Brisa do Lago

IMG_9047

Na tarde desta quinta-feira (10), mães e crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Residencial Brisa do Lago, em Arapiraca, participaram de palestras voltadas a questão da exploração sexual infanto-juvenil.

As palestras foram ministradas pela psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Acácia Dantas, e pela advogada Cecília Pinheiro, que abordaram respectivamente os serviços realizados pelo CREAS e que o que é de fato o abuso sexual infanto-juvenil.

De acordo com Acácia Dantas, o abuso sexual não é caracterizado apenas pelo ato sexual consumado, mas também por toques indesejados, exibicionismo, exposição de fotos, entre outros atos.

Ainda segundo a psicóloga, somente no ano passado foram detectados 103 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes de Arapiraca.

Essas crianças são acolhidas pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece acompanhamento psicológico através do CREAS, enquanto o Conselho Tutelar envia os casos para o Ministério Público tomar as providências jurídicas contra o agressor.