28 de fevereiro de 2018

Município assiste mães de filhos com Síndrome Congênita Associada ao Zika Vírus

Mães e cuidadoras de crianças com a síndrome participam de oficina promovida pelas fisioterapeutas do NASF

3O bem estar das crianças com Síndrome Congênita Associada ao Zika Vírus e o fortalecimento de vínculos com as famílias que são assistidas pelo município, através do Sistema Único de Saúde (SUS), estão entre as propostas de um encontro que acontece mensalmente entre mães e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura de Arapiraca.

O encontro do mês aconteceu na manhã desta terça-feira (27), na Academia da Saúde Cícero Santos, localizada no Lago da Perucaba. E reuniu mães e cuidadoras de crianças com a síndrome, que participaram de oficina promovida pelas fisioterapeutas do NASF. Com  o objetivo de orientá-las na realização de tarefas do dia a dia, com segurança, e promover o estímulo de diversas habilidades físicas, cognitivas e sociais das crianças.

A coordenadora da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, Andreza Monnyk Costa, explica que o encontro fortalece o vínculo das famílias com a Atenção Básica. Além disso, propõe às participantes a continuidade das atividades, em suas residências,  da estimulação precoce das crianças, já realizadas nos Centros Especializados em Reabilitação (CER), onde são atendidas.

“Atualmente, há 10 famílias assistidas.  Os encontros acontecem com a presença de profissionais de diversas áreas, a depender das necessidades identificadas pela Coordenação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, por profissionais do NASF ou à pedido das mães/cuidadoras. A ação faz parte das atividades previstas no Plano de Intervenção da Síndrome Congênita Associada ao Zyka Vírus de Arapiraca”, ressaltou Andreza Monnyk Costa

O que é a síndrome congênita do vírus zika?

Uma síndrome é um conjunto de sinais e sintomas, que têm uma causa determinada. No caso, a causa apontada é o vírus zika. A síndrome do zika é um conjunto de sintomas, além da microcefalia, presentes nessas crianças que foram agredidas pelo vírus durante a gestação. É congênita porque os sintomas estão presentes já no nascimento. A microcefalia é somente um dos sinais que essas crianças apresentam.