1 de fevereiro de 2018

Centro Pop ganha novas instalações para acolher moradores em situação de rua

Promover a cidadania e a garantia de direitos é a proposta do Centro Especializado para a População em Situação de Rua

IMG_0444

Promover a cidadania e a garantia de direitos é a proposta do Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, que acaba de ganhar novas instalações em Arapiraca. E passa a funcionar na mesma rua da sede anterior, mas em localização mais próxima ao centro da cidade, na rua Domingos Correia, 955.

A mudança foi aprovada pelos usuários, que na manhã desta quinta-feira (01), junto ao prefeito Rogério Teófilo, foram recepcionados pela equipe da Secretaria da Assistência Social, que apresentou o novo espaço. De acordo com a secretária da pasta, Amilka Andrea, o novo lar tem mais espaço e oferece mais conforto para atender as necessidades dos seus usuários.

IMG_0467

“A nova casa é muito maior e a localização facilita a vida de quem vive no centro da cidade. Eu, por exemplo, sou usuário do Centro Pop desde a sua abertura e me sinto acolhido pelo local”. A afirmação é de Josenildo da Silva, 23,  natural de Maceió, que vive em Arapiraca há cinco anos.  A sua história é semelhante a de muitos moradores em situação de rua, que escolheram esse estilo de vida. E contam com o apoio do órgão para viver com dignidade.

O prefeito Rogério Teófilo destacou o importante trabalho desenvolvido pela assistência social no município. E enfatizou o compromisso da sua gestão com um atendimento humanizado. “As reivindicações para a mudança de endereço foram acolhidas, seguindo critérios de legalidade.  Da mesma forma, a assistência social tem autorização para buscar melhorias que beneficiem a comunidade assistida, com dignidade e respeito”, afirmou.

IMG_0419

Centro Pop

O Centro Pop é um espaço de referência que acolhe a população em situação de rua.  O  serviço tem o objetivo de proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular a organização, mobilização e participação social.

Atualmente, acolhe cerca de 55 pessoas, diariamente. E, desde que foi inaugurado, registra o número de 1.600 usuários. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Durante esse período, o local dispõe de café da manhã, almoço, lanche da tarde e banho. Além disso, os cadastrados têm acesso a atendimento psicossocial, encaminhamento para participar de políticas públicas, retirar documentos civil e  atendimento médico.

Telma Freire, coordenadora do Centro Pop, explica que o atendimento é ofertado de forma voluntária. E que o serviço tenta resgatar esses moradores de rua e devolvê-los a suas famílias e ao convívio social digno, ajudando esses personagens urbanos a reconstruir suas histórias e suas vidas. Contudo, há os que resistem e escolhem continuar em situação de rua. Entre eles, há os que  fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.