31 de janeiro de 2018

Ações do Janeiro Branco são encerradas com atividades no Bosque das Arapiracas

Dia “D” da Campanha Janeiro Branco alerta para a prevenção e os cuidados com a saúde mental

6

Roda de conversa estimula a reflexão sobre aspectos relacionados à saúde mental 

O Bosque das Arapiracas vem sendo palco de diversas atividades. Quem passa pelo local pode observar o resgate à cultura de ocupação de espaços públicos por famílias e grupos de amigos. E nesta terça-feira (30) foi a vez das pessoas se vestirem de branco e participarem da programação do Dia “D” da Campanha Janeiro Branco, que alerta para a prevenção  e os cuidados com a saúde mental.

O local ficou ainda mais bonito. Em todo o bosque diferentes atividades foram realizadas, simultaneamente. Desde rodas de conversa com profissionais da psicologia e da educação física; prática da Yoga; caminhada simbólica e aula de Fit Dance; A população também teve acesso a exames rápidos de  glicemia e aferição de pressão arterial.

1

Entre as ações, exames rápidos e  gratuitos de  glicemia e aferição de pressão arterial

Promovida pela prefeitura e executada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da coordenação da Saúde Mental, a campanha foi executada durante todo este mês com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”. As ações foram realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básica de Saúde (UBS), em escolas municipais, Academias da Saúde, na ONG Casa de Caridade, no bairro Itapõa, e finalizou no Bosque das Arapiracas.

De acordo com Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde, a proposta do município segue o objetivo da campanha, que é alertar a população  para a importância de debater e difundir o conceito de saúde mental. Na programação, atividades atividades que colocaram em evidência questões relacionadas ao tema, a exemplo de transtornos como o estresse, ansiedade e depressão.

5

Secretária Aurélia abraça a campanha e participa das atividades no bosque com a equipe da saúde 

“A ideia é estimular a prevenção e o combate ao adoecimento emocional das pessoas. E, ao mesmo tempo, apresentar os serviços disponíveis pelo SUS em nossa cidade. Essa atividade no bosque é uma das maneiras de abraçar a campanha e levar  mais informações à população”,  ressaltou a secretária.

Edna Veríssimo, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, destaca o importante apoio para a realização das atividades do Janeiro Branco, a exemplo da Subsede do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e contribuição de psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), coordenação de Promoção à Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (Cerest) e do próprio CRP. Além da equipe do PET- graduaSUS

2

Cultura da paz

O público que compareceu ao bosque, além de conhecer as ações da campanha Janeiro Branco, também teve a oportunidade de ouvir sobre o Dia Internacional da Não Violência, que destaca a importância da cultura da paz. É que ele foi instituído  no mesmo dia, 30 de janeiro, no ano de 1964. Com o objetivo de alertar a sociedade para valores como o respeito, a cooperação e a  solidariedade.

4

Grupo exibe cartazes para falar da importância de administrar as  emoções