27 de julho de 2017

Arapiraca promove ciclo de formação em saúde mental, álcool e outras drogas

Profissionais das redes de saúde e usuários trocam experiências em fórum

IMG_6166

Abordar o tema “saúde mental, álcool e outras drogas’ não é tarefa fácil, diante da complexidade do problema e os desafios no processo de qualificação dos serviços ofertados. Com esse entendimento, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (27), ciclo de formação do Fórum Intersetorial, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), bairro Santa Edwiges.

“A proposta do fórum e o ciclo de formação é construir uma rede de atendimento por meio de um processo  participativo, com atuação dos profissionais e dos próprios usuários,  estabelecendo uma troca de experiências, a fim de ampliar  e qualificar a oferta de serviços em Arapiraca”, afirmou Cledja Almeida, coordenadora Municipal de Saúde Mental.

O Fórum Intersetorial em Atenção às Pessoas que Fazem Uso de Álcool e Outras Drogas acontece mensalmente, em parceria com o Projeto Redes Senad/Fiocruz, e reúne profissionais de saúde do município,  a exemplo do Caps II, Caps AD, UBS, CRAS, CREAS, Centro Pop, Nasf, Cramsv, COMAD, Unidades Acolhedoras e usuários desses serviços.

IMG_6131

Nara Albuquerque, psicóloga e facilitadora do Ciclo de formação

De acordo com Nara Albuquerque, psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, facilitadora do Ciclo de formação, diante da complexidade da questão, é importante pensar as múltiplas ações de forma integrada. Entre os temas abordados, redução de danos e a operacionalização do cuidado a pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.

“O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro, visando a sensibilização dos participantes no pensar como está a rede de atendimento, baseado na experiência dos profissionais e na fala do próprio usuário, que indica como ele quer ser cuidado. E, no segundo momento, início de uma construção mais prática em ação intersetorial, no Conjunto Residencial Brisa do Lago”, explicou a psicóloga.

Ouça a matéria na íntegra:

 

 

Autor: Ana Cavalcante