7 de junho de 2017

CEMFRA realiza entrega de kits de colostomia para pacientes ostomizados

CEMFRA normaliza atendimento de pacientes ostomizados nesta quarta-feira (07)

IMG_0473

Gratidão foi o sentimento expresso na fala de Josefa Rosa Dantas, filha e cuidadora de Sebastião Francisco Dantas, 60 anos, paciente ostomizado. Ele é um dos 115 cadastrados ativos, beneficiados pelo Programa do Ostomizado, desenvolvido no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA), que na manhã desta quarta-feira (7) reuniu pacientes, familiares e cuidadores, para a retomada da normalização do atendimento multidisciplinar e entrega dos kits de colostomia.

“O meu sentimento é de gratidão. E faço questão de testemunhar o importante trabalho que é desenvolvido aqui no CEMFRA. Há mais de um ano eu cuido do meu pai, que é atendido aqui e recebe toda a atenção da equipe de profissionais, além de ser beneficiado com os kits de colostomia. Sem esse atendimento e serviço gratuito, seria difícil manter o tratamento”, declarou Josefa Rosa Dantas.

Entende-se por pessoa ostomizada aquela que cirurgicamente, em virtude de trauma  ou doença teve desviado seu trânsito intestinal ou urinário. E, por meio de um orifício artificial no abdômem, ostoma, elimina suas fezes ou urina, utilizando uma bolsa coletora.

O CEMFRA atende toda a demanda dos pacientes portadores de Colostomia e Ileostomia da 2ª Macrorregião, sendo referência para 46 municípios, que compreendem as regiões agreste e sertão de Alagoas. Atualmente o Centro possui 390 pacientes cadastrados, sendo 115 ativos.

E segundo  Murilo Nunes de Magalhães, fisioterapeuta e gerente do CEMFRA, 70% dos casos são portadores de câncer e os demais, vítimas de acidentes ou  crianças com má-formação congênita. Ele comenta que a  intervenção do ostoma pode ser temporária ou permanente.

O gerente ainda explica que o Programa do Ostomizado do CEMFRA é um serviço de atendimento Multidisciplinar, composto por uma equipe de profissionais, a exemplo de médico proctologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e enfermeiros.

“A maioria dos pacientes atendidos pelo programa são portadores de câncer e têm uma delicada  história de vida. A mudança no trânsito intestinal, que os leva a usar a bolsa coletora, acaba por interferir na vida social. Por isso a importância do trabalho desenvolvido por toda a equipe multidisciplinar do CEMFRA, na amenização do sofrimento e socialização dos pacientes”, destacou Murilo Nunes de Magalhães.

Para Nelba Rúbia, enfermeira, este momento de retomada do Programa do Ostomizado é acolhido com alegria. Com a volta do atendimento de forma integral e com a chegada dos kits de bolsas coletoras, possibilitará o cadastro de novos usuários.  “Este é um momento considerado um marco. Onde destacamos a valorização dos serviços da saúde com a atenção e empenho do prefeito Rogério Teófilo e da secretária Aurélia Fernandes para a normatização das ações do programa”, enfatizou.

A enfermeira ainda destaca, no dia de hoje,  a importante participação do esforço coletivo da Administração Municipal,da Secretaria Municipal da Saúde,  da equipe multidisciplinar do CEMFRA, representantes da Associação dos Ostomizados  do Estado de Alagoas e  profissionais da Coloplast, empresa dinamarquesa que ganhou no processo de licitação, e que esteve realizando treinamento com os kits de colostomia para usuários e cuidadores, nesta quarta-feira.

Com a chegada das bolsas coletoras, que já estão garantidas até o final do ano, o CEMFRA poderá a realizar  cadastro de novos usuários. Neste caso, o paciente deve comparecer ao local, situado na rua Barão de Oliveira, Cavaco, de segunda à sexta-feira, no horário das 7h às 17h, acompanhado de um familiar, portando documentos pessoais, cartão do SUS, comprovante de residência  e encaminhamento do médico.  A partir desse momento, a equipe do Centro insere o paciente do programa e o encaminha para avaliação dos profissionais e  entrega do kit.