14 de março de 2017

Usuários destacam atendimento humanizado das equipes do SAD Arapiraca

REPRODUÇÃOSAD 1

“Conforto e comodidade para que os meus exames sejam feitos. Desde que entrei no programa, há três anos e meio, o SAD nunca me deixou na mão! Tenho tudo o que preciso e evito o transtorno de ir a consultórios médicos. É um serviço maravilhoso e os profissionais são bastante atenciosos comigo. Não tenho do que reclamar. Ele é o meu plano de saúde”, destacou a paciente Maria Luiza Lopes dos Santos, 58 anos, portadora de esclerose múltipla.

Esse é o depoimento de uma das primeiras pacientes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Arapiraca, que dentro do município já atende a diversas pessoas que não podem se locomover aos atendimentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros hospitalares e clínicas.

De acordo com o coordenador do SAD, o fisioterapeuta Leonardo Novaes, o programa visa desafogar os leitos hospitalares e proporcionar qualidade de vida aos usuários acamados com necessidades mais frenquentes.

Ainda segundo ele, hoje o município dispõe de duas equipes, cada uma com a eficiência de cobrir até 60 pacientes. As consultas são realizadas, pelo menos, uma vez por semana nas casas dos usuários ou sempre que os atendimentos forem solicitados.

A primeira delas é a Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD), que dispõe de um médico, enfermeira, fisioterapeuta e quatro técnicos em enfermagem. E a segunda, a Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), composta por psicólogo, nutricionista, assistente social, fonoaudiologista e fisioterapeuta.

“Já houve momentos em que uma das nossas enfermeiras deixou de viajar com a família, em um final de semana, para atender uma paciente. Ela poderia ter viajado, mas nos falou que o prazer de cuidar das pessoas fez com que ela mudasse os seus planos”, afirmou o coordenador.

O Serviço de Atendimento Domiciliar funciona, provisoriamente, na Rua Manoel Lúcio, n° 78, bairro Cacimbas, em frente a Sede do ASA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h.

Autor: William Rocha