16 de julho de 2015

Cemfra faz mutirão com aplicação de toxina e tratamento muscular

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Profissionais e especialistas que trabalham no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra) iniciaram, nesta quinta-feira (16), um mutirão para aplicação do método de tratamento feito com toxina botulínica em pacientes atendidos pela unidade.

O tratamento por meio da toxina botulínica vai beneficiar os pacientes que, por exemplo, sofreram uma paralisia devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou outros problemas de saúde.

A toxina é aplicada em pacientes que possuem uma rigidez muscular exagerada e, com isso não conseguem se desenvolver ou andar e movimentar os membros corretamente.

De acordo com a coordenadora do Cemfra, a fisioterapeuta Viviane Barbosa, revelou que o município adquiriu a toxina botulínica para atender apenas pacientes em reabilitação e que retornam para dar continuidade ao tratamento, que é contínuo.

O mutirão conta com o apoio do farmacêutico Lucas Fernandes, diretor do Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf); do médico fisiatra Delane Henrique, enfermeira Nelva Rubia, fisioterapeuta Camila Félix,terapeuta ocupacional Patrícia Cotrim, e de outros profissionais e servidores do Cemfra e do Ceaf..

A aplicação da toxina na musculatura reduz a intensidade das hipertonias, ou seja, possibilita um período de relaxamento muscular durante o qual é possível ganhar movimentação funcional, ampliar as possibilidades de locomoção e transferência, aumentar a independência para cuidados pessoais com higiene e vestuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *