26 de maio de 2015

Arapiraca será a capital do Estado por dois dias

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); }P.western { font-family: “Times New Roman”,serif; font-size: 12pt; }P.cjk { font-family: “Droid Sans Fallback”; font-size: 12pt; }P.ctl { font-family: “Lohit Hindi”; font-size: 12pt; } P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); }P.western { font-family: “Times New Roman”,serif; font-size: 12pt; }P.cjk { font-family: “Droid Sans Fallback”; font-size: 12pt; }P.ctl { font-family: “Lohit Hindi”; font-size: 12pt; }

A cidade de Arapiraca irá se transformar na capital administrativa de Alagoas nos próximos dias 29 e 30, com a implantação da primeira edição do programa Governo Presente.

Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca e gestores de mais 15 municípios da Região Agreste, o governador Renan Filho vai transferir para a cidade todo o seu secretariado, diretores de órgãos e autarquias.

O vice-governador Luciano Barbosa também vai despachar em Arapiraca. Por dois dias (sexta-feira e sábado (30), Renan Filho e Luciano Barbosa irão receber a prefeita Célia Rocha e demais prefeitos e prefeitas, bem como outras lideranças políticas e representantes de entidades da sociedade civil organizada dos municípios que fazem parte da Região Agreste.

O Governo Presente será instalado em três pontos de Arapiraca: na Praça Luiz Pereira Lima (Arena Multiuso), Parque Ceci Cunha (Arena da Cidadania) e Planetário Municipal (Arena do Saber e do Lazer).

O objetivo desta primeira edição do programa é aproximar o governo dos municípios, além de facilitar o acesso aos secretários estaduais para a resolução de demandas e a oferta de uma série de serviços públicos aos cidadãos e cidadãs.

A proximidade com o governo do Estado também deve facilitar a cobrança da sociedade civil por soluções de problemas cotidianos, que em determinadas ocasiões demoram um poco por conta da distância com a sede do Poder Executivo Estadual em Maceió.

O programa Governo Presente terá uma extensa agenda em Arapiraca, que será considerada a capital do Estado no período de dois dias.

A prefeita Célia Rocha vem mobilizando toda sua equipe de secretários, há cerca de um mês, para juntamente com o governo estadual oferecer diversos serviços nas áreas de saúde, com uma série de exames gratuitos à população, além de atendimentos especializados em educação, lazer, cultura, cidadania, com a emissão de documentos, entre outras ações que irão facilitar ainda mais a vida das pessoas.

Ações das secretarias

As secretarias municipais e outros órgãos elaboraram uma extensa programação em conjunto com as ações do governo estadual.

O Instituto Municipal de Previdência terá um espaço com equipe especializada para orientação aos servidores e encaminhamento para questões voltadas ao serviço público.

A Secretaria de Planejamento (Seplan) apresentará as ações do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que tem como foco principal o atendimento a mulheres, gestantes, mães, crianças e o apoio à família.

A Secretaria Municipal de Educação vai ofertar oficinas de confecção de brinquedos reciclados, apresentação dos alunos da Escola de Circo, exibição de filmes, visitação e observação da cúpula do planetário, atividades lúdicas nas Arapiraquinhas (bibliotecas públicas digitais de bairros), cineminhas, contação de histórias, confecção de livros de pano das mães leitoras, entre outras atividades.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde terá vários estandes com atendimento ao público, a exemplo de testagem de sangue (HIV/sífilis), teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação à saúde do trabalhador, serviços de prevenção e promoção da saúde.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) montou uma gama de atendimentos, como, por exemplo, o cadastro para busca de emprego, emissão de carteira de trabalho, alvarás, carteira do artesão, seguro-desemprego, programa Desenvolve, linhas de crédito e financiamento, realização de cursos e um caminhão-loja para exposição de produtos fabricados pelos artesãos, dentre outras ações.

Na área da assistência social, a prefeitura terá equipes especializadas para informações acerca do Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), emissão de documentos e um vasto atendimento ao público.

A Secretaria de Políticas Públicas Para a Mulher vai relizar palestras acerca da Lei Maria da Penha, atendimento especializado, palestras, entre outras ações de apoio às mulheres para evitar a violência e assegurar os direitos das mulheres.

Esportes e Cultura

Na sexta-feira, dia 29, tem a abertura da 1ª Copa Arapiraca de Handebol, a partir das 19 horas, e no sábado (30)
a realização da 1ª Corrida do Governo Presente, com largada a partir das sete horas e início dos jogos da Copa Arapiraca de Handebol, no Ginásio João Paulo II.

Também haverá aula de Zumba, etapa de Ciclismo. No domingo (31) será o encerramento da Copa Arapiraca de Handebol, a partir das oito horas.

Além disso, nas praças Marques da Silva e Bom Conselho (coreto), bem como no Bosque das Arapiracas (fonte), mercado público e terminal rodoviário intermunicipal haverá uma série de apresentações de artistas locais.

Esfera estadual

Órgãos como o Detran, Procon, Secretaria da Fazenda, Casal, Eletrobrás, Previdência Social, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Agência Reguladora de Serviços (Arsal), Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, Sine, entre outras instituições, estarão com equipes a postos para atender a população agrestina.

As cidades que serão atendidas pelo Governo Presente são: Arapiraca, Belém, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Olho d’Água Grande, Palmeira dos Índios, São Brás, Tanque d’Arca, Taquarana e Traipu.

Célia e Renan irão assinar liberação de obras

Durante o programa Governo Presente, o governador Renan Filho, o vice Luciano Barbosa e a prefeita Célia Rocha irão assinar a ordem de serviço para a duplicação de aproximadamente quatro quilômetros da Rodovia AL-110, no trecho correspondente ao perímetro urbano de Arapiraca, bem como a restauração de 26,5 km do trecho Arapiraca/São Sebastião, obra avaliada em R$ 25 milhões.
Além destas obras, será assinada outra ordem de serviço para a contratação de estudos voltados à implantação de um aeroporto na cidade de Arapiraca.
Nesta sexta-feira (29), a prefeita Célia Rocha e o governador de Alagoas Renan Filho vão inaugurar, a partir das 16h30, a Casa de Acolhimento, que vai trabalhar na assistência a dependentes químicos e menores infratores na região.

A Casa de Acolhimento vai funcionar em um prédio que fica localizado no cruzamento das ruas Barão de Alagoas e São João, no bairro Alto do Cruzeiro, e contará com três equipes de especialistas em dependentes químicos e menores infratores, como também com três viaturas que virão de Maceió para Arapiraca.

Também está programada, com a presença da prefeita Célia Rocha e do governador Renan Filho e demais autoridades, a solenidade de inauguração do CRAS Monsenhor Aldo de Melo Brandão, no bairro Santa Esmeralda

Confira outras ações que serão realizadas no Governo Presente:

Arena Multiuso (Praça Luiz Pereira Lima- Praça da Prefeitura)

8h00 – Abertura do evento com a presença do Governador do Estado, Secretários, Deputados, Prefeitos e demais autoridades.

Serviços ofertados à população de 8:30 às 17:00

Detran: Totem de auto-atendimento e DPVAT

Seades: Regularização do CadÚnico

Secult: Apresentações artísticas

Apa (Arquivo Público de Alagoas): Exposição de documentos preservados e palestras

Sesau : Aferição de pressão arterial e glicose e orientação sobre a dengue

Secti: Exposição sobre experiências tecnológicas que deram certo.

Semarh : Sala de Alerta – Aquário

IMA: Cadastro Ambiental Rural

Sedetur: Caminhão loja comercializando artesanato de todo o estado.

Tribunal de Contas: Palestra para gestores municipais:

Mutirão da Justiça: Justiça Estadual, Ministério Público e Defensoria Pública

Justiça Federal: audiências

Banco do Brasil: Palestra

Procon: Esclarecimentos sobre direito do consumidor

Semudh : Orientações sobre direitos dos portadores de deficiência e lei Maria da Penha, atendimento psicológico e jurídico e Unidade Móvel para pronto atendimento.

Adeal: Declaração de Vacinação contra a Febre Aftosa

SEAPA: Cadastro Ambiental

Sebrae: Balcão de negócios

Arena da Cidadania (Parque Ceci Cunha)

Serviços ofertados à população de 8:30 às 17:00

Instituto de Identificação: Emissão de carteira de identidade (1ª via)

Sefaz: Orientação ao contribuinte, parcelamento do IPVA, emissão DAR IPVA, consulta de pendência do ICMS antecipado entre outros serviços

Casal: Negociação de débito, Ligação e religação de água, parcelamento, cadastramento na Tarifa Social.

Sesau: Aferição de pressão arterial e glicose e campanha de prevenção a dengue.

Sedetur: Cadastro do artesão e CADASTUR.

Sete: Emissão de carteiras de trabalho

Secult: Apresentações culturais diversas

Desenvolve: Atendimento à clientes para o financiamento produtivo

TRE: Regularização de título eleitoral

Procon: Atendimento ao público para esclarecimento dos seus direitos e, bem como abertura de CIPs (Carta de Informações Preliminares) e reclamações

Detran: Simulador e Totem de Auto Atendimento

Arsal: Ouvidoria

Tribunal de Justiça : Casamento Coletivo

CGE: Balcão do Cidadão

BNB: Orientações

Caixa: Cartão cidadão orientações

Banco do Brasil: Emissão de CPF

Juceal: Orientações

Sebrae: Balcão de negócios

Arena do Saber e do Lazer (Planetário)

Secult: Exibição de Filmes para crianças de até 12 anos

Selaj: Atividades de Lazer (Futebol de sabão, torneio de damas e xadrez, cama elástica e etc)

Semarh e IMA: Gincanas e oficinas

SEE: Seminários para gestores e diversas oficinas para alunos

Corpo de Bombeiro: Exposição de Materiais e Projeto Bombeiro Mirim

Batalhão Ambiental – PM: Exposição de animais empalhados

PM: Oficina com alunos do PROED

Sebrae: Balcão de negócios

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *