18 de março de 2015

Pestalozzi antecipa sensibilização para Dia da Síndrome de Down

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 115%; widows: 2; orphans: 2; }P.western { font-family: “Calibri”,sans-serif; font-size: 11pt; }P.cjk { font-family: “Calibri”,sans-serif; font-size: 11pt; }P.ctl { font-family: “Times New Roman”,serif; font-size: 11pt; }A:link { color: rgb(0, 0, 255); }

Sensibilização e conscientização sobre o potencial da pessoa com Síndrome de Down foi o foco da ação promovida pelo Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual, da Pestalozzi, no Arapiraca Garden Shopping, durante toda esta quarta(18).

As atividades fazem parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que será lembrado no próximo sábado (21).

Segundo a gerente do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual – CER II, Fabiana Cavalcante, atividades lúdicas são realizadas na clínica e na escola da Associação Pestalozzi Arapiraca, e foram trazidas para o shopping com o intuito de apresentar à sociedade local algumas das atividades desenvolvidas para estimulo e inclusão dos pacientes.

A diretora também destacou que “o projeto desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Neuro Sensorial (SAN) e Serviço de Estimulação Precoce (SEP) está no shopping também para homenagear todas as pessoas e familiares que vivenciam essa realidade, e que se doam diariamente aos seus filhos e filhas, irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas com Sindrome de Down”.

Brincadeiras em pula-pula, escorregador, bambolê, túnel de arco, pintura de rosto e confecção de coelhinhos de páscoa movimentaram o “Espaço Ação 21 Down”, na entrada principal do shopping da Capital Metropolitana do Agreste.

Mais de 30 crianças dos municípios de Arapiraca, Campo Grande, São José da Tapera, Traipu e Craíbas participaram do evento.

Prefeitura

Em Arapiraca, a gestão da prefeita Célia Rocha é parceira da Pestalozzi.

O encaminhamento de crianças e adolescentes para a Associação Pestalozzi do município é feita após avaliação médica nas unidades de saúde dos bairros.

Diagnósticos de recém-nascidos com paralisia cerebral, crianças com hidrocefalia, atraso no desenvolvimento psicomotor, autismo e com síndrome de Down são encaminhadas à instituição.

Lá, as crianças passam por uma “Avaliação Global” com os profissionais das áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem e assistência social do CER II e passam a ser assistidas de acordo com o laudo de cada especialista da área.

A Associação Pestalozzi Arapiraca, além das atividades lúdicas, também oferece atendimento individual e em grupo, atividades terapêuticas integradas, oficinas terapêuticas, grupos de orientação familiar e prevenção e promoção da saúde oferecidos pelo Serviço de Estimulação Precoce(SEP), Serviço de Atendimento Neuro Sensorial(SAN) e Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado (SEPE).

O CER II atua nas áreas de neuropediatria, ortopedia, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional(T.O), fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, serviço social e psicopedagogia.

Na área pedagógica a Associação Pestalozzi, também possui creche e escola que atende alunos da comunidade arapiraquense e cidades circunvizinhas. Ao todo são mais de quinhentas crianças e adolescentes com síndrome de Down, autista ou com deficiência neurológica e intelectual usuárias dos serviços da instituição.

 

Sensibilização mundial

O Dia Internacional da Síndrome de Down, mobiliza ações de sensibilização em vários países no mundo para a luta por direitos iguais e inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A primeira ação de sensibilização em território brasileiro ocorreu em 2006, mas só em 2012, por iniciativa do Brasil a data 21/03 passou a fazer parte do calendário oficial da ONU.

Por influência do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, a data 21/03, foi escolhida por fazer referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam geneticamente a síndrome.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *