23 de março de 2015

Centro Pop realiza ação no Dia Mundial Contra a Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, realizará nesta terça-feira (24) uma busca ativa de sintomático respiratório entre as pessoas assistidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop.
 
Segundo a técnica de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Arapiraca, Hilda Araújo, os moradores de rua tem mais propensão à tuberculose devido às condições específicas de vida e ao estigma e preconceito que dificultam o acesso aos serviços de saúde.

O risco relativo de adoecimento por tuberculose desta população específica é 44 vezes maior em relação a população em geral.

Deste modo, por determinação da prefeita Célia Rocha, esta ação conjunto tem como foco dar toda a atenção e zelo a este grupo, através do desenvolvimento de medidas específicas que visem o diagnóstico precoce da doença e o tratamento oportuno dos casos.

Em 2013, Arapiraca notificou 80 casos novos de tuberculose, dos quais 60 foram classificados como da forma pulmonares, 14 extrapulmonares e um pulmonar e extrapulmonar. Dos 60 casos pulmonares, 32 (53,3%) foram do tipo bacilífero, a forma responsável pela transmissão da doença. Já em 2014, foram registrados 51 casos novos na cidade, sendo 28 casos (54,90%) da forma bacilífera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *