26 de março de 2015

Célia reafirma compromisso com agentes de saúde

No fim da tarde desta quinta-feira (26), a prefeita Célia Rocha (PTB) e o secretário municipal de Economia e Finanças, Lucas Leão, receberam uma comissão de servidores, sindicalistas e representantes de agentes de saúde, para ampliar as negociações acerca da pauta de reivindicações da categoria.

O encontro contou com a presença da presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Arapiraca, Joseane Lima; o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Isaac Jackson, o Isaac do PT, e da técnica Cida Bento, que representou o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, durante a reunião.

Em sua fala, o diretor da CUT, Isaac Jackson, disse que entende a situação por que passa a administração municipal, mas que, acima de tudo, está lutando para defender os interesses dos trabalhadores e servidores.

"Estamos pleiteando o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado e a implantação de uma data-base para reajuste anual de salários, bem como um plano de cargos e carreira para essa categoria especificamente", frisou.

O secretário de Economia e Finanças, Lucas Leão, salientou na reunião que a prefeita Célia Rocha determinou que fossem adotadas medidas, a fim de que, num curto espaço de tempo, a gestão possa efetuar o pagamento dentro do mês trabalhado para todos os servidores.

"Já conseguimos equilibrar mais de 80% do pagamento dos servidores. Existem ainda algumas categorias que estão recebendo com dez ou quinze dias de atraso. Medidas estão sendo adotadas, mesmo com a inconstância dos repasses financeiros e a crise na economia", acrescentou o secretário.

A prefeita Célia Rocha lembrou da realização do concurso público, o chamamento de todos os aprovados, bem como a redução do número de servidores contratados, cortes de salários de secretários e de servidores com cargos em comissão.

"Além disso, estamos cortando outras despesas para manter o compromisso do pagamento dos salários. Nossa meta é pagar todo mundo dentro do mês trabalhado. Estamos quase chegando nesse objetivo, mas precisamos ter uma economia equilibrada para que a gente possa ter um melhor planejamento dessas ações", completou a prefeita.

Ao final do encontro, ficou definido que a previsão de pagamento do salário do mês de março deve ocorrer entre os dias 10 e 11 de abril, até que as medidas administrativas e fiscais surtam o efeito desejado e, num curto espaço de tempo, os agentes de saúde como as demais categorias recebem seus salário no próprio mês.

Uma nova reunião deve ocorrer na segunda quinzena de abril, a fim de que as duas partes voltem a conversar e avaliar efetivamente as propostas dos trabalhadores com um calendário fixo de negociações e ganhos para a categoria. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *