3 de dezembro de 2014

Comunidade do São Luiz e Prefeitura dialogam para efetivar ações


Cristiano Vieira, presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Luiz I, em Arapiraca

O diálogo entre a comunidade e o poder público. É com este contato direto que a cidade de Arapiraca deve avançar ainda mais nos próximos meses. Entendendo as dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos tempos em todo o estado de Alagoas, os próprios moradores do bairro São Luiz I se voltaram para si para analisar o contexto que está inserido o município.

A diretoria da Associação dos Moradores do Bairro São Luiz I (AMBSL) se dirigiu até a Secretaria Municipal de Finanças e solicitou a expectativa acerca do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que a Administração Pública tinha para arrecadar sobre o local. Estimava-se recolher de tributos a quantia de R$ 900 mil.

“No entanto, foi feito um cálculo que mostrou que desse valor apenas R$ 182 mil haviam sido arrecadados em nosso bairro. Então, sensibilizamos a população para efetivar seus débitos com o município. Como queremos melhorias, precisamos primeiramente fazer a nossa parte como cidadãos! Este é o princípio do ‘direitos e deveres’. Hoje, os moradores estão notando a diferença”, diz o presidente da AMBSL, Cristiano Vieira.

Ações integradas entre a própria associação e as secretarias Municipais de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), de Agricultura (Semag), de Obras e Saneamento e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente estão dando nova cara ao bairro São Luiz I, com reparos na iluminação, operação tapa-buracos pelas vias, patrolamento de ruas e limpeza de terrenos, desde o começo deste mês de dezembro.

Panfletos de conscientização ambiental devem também ser distribuídos para a população, que em breve terá um Ponto de Entrega Voluntário (PEV), a fim de colocar metralhas e podas de árvores neste local. Deste modo, semanalmente, a Prefeitura passará lá e deve recolher o entulho.

Além disso, placas informativas sobre o meio ambiente serão espalhadas pelo bairro. “E é isso, nós queremos ser ‘piloto’, ser referência para um projeto de cidade melhor, afinal, fomos até o poder público e esta parceria já está dando frutos, a trazer o poder executivo para dentro do bairro São Luiz I, tendo em vista a seriedade da prefeita Célia Rocha e seu secretariado”, coloca o presidente da associação, Cristiano Vieira.

Ao final de tudo isso, ele relatou que a AMBSL junto à Prefeitura deve montar uma comitiva para ir nas casas dos moradores para reiterar o compromisso com um município melhor.

Este é apenas o primeiro bairro contemplado. A Prefeitura de Arapiraca está também começando a fazer ações nos bairros São Luiz II e Nova Esperança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *