26 de agosto de 2014

Prevenção contra tuberculose é realizada na Casa de Custódia

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Nessa segunda-feira (25), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na Casa de Custódia, localizada na Avenida Governador Lamenha Filho, uma ação de sensibilização de combate a tuberculose.

Por conter uma concentração de pessoas em um pequeno espaço, a exemplo da Casa de Custódia, a tuberculose pode se alastrar com maior facilidade, contaminando tanto os detentos, quanto os agentes de polícia que lá trabalham.

A doença é infectocontagiosa causada por um micróbio chamado bacilo de Koch, o qual ataca principalmente os pulmões, podendo atingir outras partes do corpo.

(Publicação autorizada pelo detento)

A enfermeira Walcélia Santos informou que só uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença, contaminando de 10 a 15 pessoas por ano, sendo esses com contato direto e permanente.

Ela apontou ainda que os principais sintomas são tosses por mais de três semanas, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dores no peito e nas costas, febre baixa geralmente no período da tarde.

Para evitar que haja contaminação, foram entregues aos internos potes para o depósito de escarro, com a finalidade da realização de um exame para a detecção da doença.

“Estamos fazendo o diagnóstico precoce da tuberculose. Caso seja detectado, o paciente receberá todos os cuidados necessários para que se cure”, pontuou a enfermeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *