15 de julho de 2014

Arapiraca sediará festivais do abacaxi e mandioca no fim do ano

Visando mostrar o potencial gastronômico e agrícola da cidade, a Prefeitura de Arapiraca realizará, no final deste ano, dois festivais que evidenciarão a cultura do abacaxi e da mandioca.

Em recente reunião, foram delimitadas as temáticas dos eventos, que deverão ter oficinas, palestras técnicas e motivacionais, dia de campo e degustação.

Serão dois festivais, no entanto, em datas distintas. A "Expo Mandioca do Agreste Alagoano" está confirmada do dia 10 até 19 de outubro, onde haverá seminário de mandiocultura, exposição e comercialização, além da presença do 2º Festival Gastronômico de Arapiraca estar inserido em sua programação.

Já o "1º Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano" ocorrerá um mês depois, em novembro, na Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região Agreste de Alagoas, localizada na comunidade Poção, em Arapiraca.

Os municípios de Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia também integrarão o festival. "É importante essa interação entre as cidades da região agrestina para a troca de experiências exitosas. Estamos querendo trazer palestras sobre técnicas de produção, aproveitamento e comercialização do abacaxi para os produtores locais", diz o secretário Municipal de Agricultura (Semag), Rui Medeiros.

Além dele, estiveram presentes na reunião a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, e técnico da Sectur, Aermeson Barros; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Limoeiro de Anadia, Marcelo Albuquerque, e seu subsecretário José Ferreira, o Zezinho; o secretário de Agricultura de Taquarana, Luiz Cavalcante Tavares, o Luiz da Emater; a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rosete Albuquerque; e a presidente da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi, Judite Caetano. Um novo encontro deve acontecer em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *