30 de abril de 2014

Comitê da Acessibilidade faz ato de conscientização no Centro

A Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Assistência Social (Semas), fez um ato de conscientização na manhã desta quarta-feira (30), no centro comercial do município.

O Comitê de Acessibilidade atentou para as vagas de estacionamento exclusivas para deficientes físicos que existem na Avenida Rio Branco e na Rua Domingos Correia, sendo estas por usuários das vias.

Segundo o presidente do comitê José Ademir da Silva, o "Mimi", o desrespeito ainda existe com pessoas com necessidades especiais. "É preciso mostrar que o direito de ir e vir é de todos e garanti-lo, portanto, fazendo conscientizações com esta", diz ele, que é cadeirante.

No local, estavam presentes familiares de deficientes físicos, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Adriano Targino, empunhados de cartazes com palavras de ordem.

"Só no nosso município, há, de acordo com dados colhidos no ano de 2010 pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], pelo menos 58 mil pessoas com algum tipo de necessidade especial. E, dessas, existem cerca de 20 mil com grande deficiência motora, visual ou auditiva. Estamos em 2014 e este número deve ter aumentado e é nisto que o poder público tem que trabalhar", pontua o secretário da Semas, Daniel Rocha.

Existe ainda o Arapiraca Acessível, que percorre bairros e comunidades da cidade, dando apontamentos sobre as normais federais de acessibilidade e fiscalizando bares, restaurante e lanchonetes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *