30 de janeiro de 2014

Reunião setorial definirá complemento de transporte

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Em encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira (30) e que contou com a presença do vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes (PMDB) e o secretário de Governo, José Lopes, a comissão formada por gestores públicos, educadores, diretores, pró-reitores e estudantes dos campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios, agendou para o próximo dia dez de fevereiro uma nova reunião para buscar soluções conjuntas para o complemento do transporte destinado aos universitários.

O encontro será no campus da Ufal de Arapiraca, e, mais uma vez, serão convocados representantes da Secretaria de Estado da Educação e do setor de transportes do governo estadual que não estiveram presentes nas duas primeiras reuniões.

O grupo definiu que serão levadas as reivindicações para os reitores da Ufal, Eurico Lobo, e do Ifal, Sérgio Teixeira, a fim de que todos os envolvidos na causa apresentem meios de complementar o valor garantido pela Prefeitura de Arapiraca para o transporte dos nove ônibus cedidos ṕara os alunos até Palmeira dos Índios.

O edital lançado pelo município destina 215 vagas, mas de acordo com os alunos há uma demanda de 457 vagas.

Durante a reunião desta quinta-feira, a procuradora-geral do município, Marynny Alves, lembrou das quedas nas receitas das prefeituras alagoanas, revelando que a gestão local, mesmo assim, continua garantindo o transporte gratuito para os universitários.

Por sua vez, a controladora-geral Luzileide Euzébio voltou a reafirmar o compromisso do governo municipal com o transporte para os jovens.

Ela explicou que, mesmo não sendo obrigado por lei, o município investe mensalmente R$ 50 mil com o transporte dos universitários.

“Ampliamos o edital, reforçando a garantia das 215 vagas, colocamos duas centrais de atendimento para a inscrição dos universitários, mas até agora somente 15 alunos efetuaram seus cadastros”, disse a controladora.

A diretora-acadêmica do campus da Ufal de Arapiraca, Eliane Cavalcante, sugeriu que todos os alunos interessados garantam a inscrição até o próximo dia cinco, como prevê o edital lançado pela prefeitura.

“A partir desses dados, vamos mobilizar os gestores municipais, universidades e governo estadual para encontramos uma solução para o impasse”, frisou a diretora.

No encerramento da reunião, o vice-prefeito Yale Fernandes disse que a gestão municipal é parceira da luta dos estudantes.

“Desde a gestão passada que os universitários recebem apoio, e a prefeita Célia Rocha tem total interesse em continuar ajudando os estudantes com o transporte até Palmeira dos Índios. Vamos unir forças para que possamos avançar ainda mais na questão, uma vez que a formação educacional e profissional dos arapiraquenses tem sido tratada com prioridade em nosso governo”, completou Yale Fernandes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *