24 de janeiro de 2014

Milhares de fiéis celebram a abertura da Festa da Padroeira

Fé e gratidão. Cerca de cinco mil pessoas compareceram à Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo Dom Fernando Gomes, para a abertura da Festa da Padroeira, na noite desta quinta-feira (23).

O que se pôde ver foi uma imensidão de pares de mãos em louvor à santa, ainda que fora da Igreja Matriz – como ela também é chamada. Para tanto, com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB) e da direção da paróquia, foram instalados dois telões e sistemas de som do lado de fora para que todos pudessem assistir à missa celebrada pelo padre Antônio Maria.

Segundo o concelebrante da cerimônia, o pároco padre Murilo dos Santos, a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho foi recentemente restaurada para a realização desta tradicional festa, a qual se comemora sua 149ª edição.

“Eu fico muito feliz em ver como a igreja ficou cheia nesse início de saudações à nossa padroeira e como isso mexe na religiosidade do nosso povo. Porque a gente vê como as pessoas têm fé nessa Nossa Mãe Santa e, de fato, ela nos guarda! Arapiraca é uma terra abençoada e isso está consolidado”, pontua a prefeita Célia Rocha.

Para o ato de hasteamento das bandeiras de Arapiraca, Alagoas, Brasil, Vaticano e paróquia, ela foi acompanhada pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Gilvânia Barros (PMDB); o procurador de Justiça, Geraldo Magela; o padre Antônio Maria; e o padre Murilo dos Santos. A banda do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Alagoas executou os hinos nacional e de Arapiraca.

Várias outras autoridades locais – incluindo o secretariado municipal, vereadores e trabalhadores de Justiça – também prestigiaram a missa. Em seu sermão, o padre Antônio Maria atentou para o retiro paroquial que todos os fiéis devem cumprir.

“Deixem Deus falar no coração de vocês. Nossa Senhora do Bom Conselho é o sacrário da vida! Nos deixemos educar, restaurar por ela, a pedagoga do Evangelho”, coloca o religioso.

E conclui: “Não sejamos a caricatura de Jesus Cristo, mas, com efeito, a Sua imagem e semelhança”.

Para o corretor Ednaldo Araújo, membro do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral da Família, “o momento é de fé e de fundamental reflexão para todos nós, arapiraquenses”.

Nesta sexta-feira (24), as manifestações religiosas irão continuar com a presença do padre Roberto Bezerra da Rocha Júnior, pároco de Garanhuns, com celebração eucarística a iniciar às 19h30. Meia hora antes, há ladainha e recitação do terço.

No local da missa de abertura, havia ainda – além dos telões – banheiros químicos em pontos estratégicos e uma quermesse para os fiéis lancharem após o término.

Para conferir a programação completa deste evento que agrega toda a Igreja Católica, basta acessar este link: http://www.arapiraca.al.gov.br/festadapadroeira/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *