25 de novembro de 2013

Célia participa de reunião do programa Mais Médicos

P { margin-bottom: 0.21cm; }

A prefeita Célia Rocha (PTB) participou, nesta segunda-feira (25), de reunião com o representante do programa “Mais Médicos” do Ministério da Saúde, Diego Silva, no encontro com outros prefeitos e secretários municipais de Saúde na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Na ocasião, Diego Silva anunciou que Alagoas receberá novos profissionais no início de 2014. Até o próximo mês vão atuar nas cidades 133 médicos vindos de Cuba, República Dominicana, Argentina, Hungria e uma brasileira que estudou no exterior. O envio dos médicos obedeceu a critérios como cidades em que é maior a parcela de pessoas é dependente completamente do atendimento ofertado pelo SUS e com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do IBGE.

O programa, criado oficialmente em outubro, tem o objetivo de suprir a carência de médicos no país cuja média nacional é de 1.83 médicos/mil hab. Alagoas está abaixo da média nacional com apenas 1,12 médicos/mil hab.

A Lei do Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que também prevê melhoria em infraestrutura e equipamentos para a saúde, expansão do número de vagas de graduação em medicina e de especialização/residência médica e aprimoramento da formação.

O programa ainda está em fase de ajustes e é por isso que o Ministério da Saúde está se reunindo com gestores para avaliar o desempenho até agora. No Estado, os prefeitos estão acolhendo os profissionais e garantindo a contrapartida do programa que é a moradia, alimentação e informatização.

Os médicos devem cumprir a carga horária semanal de 40h, sendo 32h dedicadas para atividades práticas e 8h de atividades de especialização, extensão e supervisão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *