22 de outubro de 2013

Célia Rocha entrega a Casa Integrada do Trabalho para população

Após muito esforço por parte da Célia Rocha (PTB), a Casa Integrada do Trabalho foi inaugurada na manhã desta terça-feira (23), na Rua São Francico, centro comercial do município.

O local agrega vários equipamentos municipais, estaduais e federais para dar maior acesso à população no que se refere à oportunidade de emprego e capacitação.

Funcionam agora na unidade inédita o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Arapiraca, o Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), com diversos cursos gratuitos, como corte e costura, cabelereiro, maquiagem, vendas e operador de caixa, por exemplo.

Acompanhada do vice Yale Fernandes (PMDB) e da secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, a prefeita Célia Rocha elogiou todo o empenho de todos da pasta na realização deste tão sonhado projeto de unificação. Estavam presentes também o secretariado municipal de Arapiraca, o vereador Roninho (PT), o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e representantes de diversas empresas da terra. Houve execução do Hino de Arapiraca pelo coral de jovens da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda.

Agradecendo também o empenho do secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Isarel Lessa, pelas parcerias executadas ao longo do processo, Célia destacou o momento que vive a cidade em pleno desenvolvimento.

"Esse é um dia que almejávamos há muito. Um único lugar em que agrupasse todo o desejo do arapiraquense a aprender mais, a se capacitar, a se postar diante de uma entrevista de emprego, tudo isto gratuitamente. Como região metropolitana que é, Arapiraca precisava de um amparo como este a seu povo, que é aguerrido, que corre atrás de seus sonhos. A oportunidade está aqui, ao alcance de todos", pontua Célia Rocha.

Segundo a secretária da Semics, elogiada pela prefeita e por Alberto Sextafeira, foram realizados só este ano cerca de oito mil atendimentos pelo Sine. "Até o dia 10 deste mês de outubro, nós colocamos no mercado de trabalho mais de três mil pessoas. Aqui tudo é gratuito. Só cobramos o sucesso do trabalhador arapiraquense", diz Myrka Lúcio.

Ela ressaltou que foi a prefeita quem trouxe o Sine para a cidade em 1997, em sua gestão anterior, e hoje avança mais ainda com a Casa Integrada do Trabalho. O local oferecerá intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho, além de inclusão produtiva das pessas em situação de vunerabilidade social e, em especial, as pessoas com deficência, tendo foco de promover a autonomia dos usuários.

"A prefeita Célia é uma visionária. Em seu primeiro mandato municipal, trouxe o Sine e hoje esta casa unificada oferece serviços de qualificação profissional, capacitação de vagas e orientação psicológica para o trabalhor – fato este inédito em Arapiraca", comenta a secretária de Indústria, Comércio e Serviços.

Pelo Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), mais de 3.200 inscrições foram feitas para cursos do Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

"Esse espaço iniciou seus trabalhos dando certo. É importantíssima esta parceria firmada com o Ministério do Trabalho. Posso dizer que, em nome do Governo Estadual, Alagoas está orgulhosa desta cidade – e, mais ainda, deve estar sua população. Não dá para mudar a matriz empregatícia, se o empregador não dá oportunidade. E isto Arapiraca está dando: oportunidade. Hoje é um dia muito feliz!", declara o secretário Alberto Sextafeira.

Estiveram no evento de inauguração também diretores e representantes da Câmara dos Dirigentes Lojias de Arapiraca (CDL), Senac, Senai, Ifal, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato dos Lojistas de Arapiraca (Sindilojas), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional do Trabalho (Senat) e Microlins.

Ao final, houve coffee break e visita às instalações do prédio recém-inaugurado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *