30 de setembro de 2013

Juventude Viva define plano de combate à violência contra negro

Na manhã desta segunda (30), a secretária de governo, Cícera Pinheiro esteve reunida com representantes das secretarias e da sociedade civil que  fazem parte do comitê  do Programa Nacional  Juventude Viva.  O objetivo da reunião foi  elaborar o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.

Segundo os últimos dados do Sistema Nacional de Mortalidade,  em 2010 quase 50 mil  (49.932) pessoas no país foram vítimas de homicídios , desse total  70,6%  são negros e mais da metade desse indicadores 53,5% são jovens entre 15 e 29 anos.

Durante a reunião ficou defiindo que o lançamento do Plano de Prevenção  à Violência Contra a Juventude Negra, será lançado no dia 17 de Outubro  , período que se inicia as comemorações dos 89 anos de emancipação política de Arapiraca.

De acordo com Cícera Pinheiro , articuladora do Juventude Viva em Arapiraca,  os dados de homicídios no município foram reduzidos após a prefeita Célia Rocha (PTB) ter solicitado à Brasília, uma equipe da policia federal. “ A gestão municipal disponibilizou dois carros, casa, mobília,  impressora  e outros equipamentos de trabalho para que a delegada federal Elânia Fernandes e sua equipe pudesse trabalhar  com mais  independência.  

A iniciativa da gestora municipal trouxe excelentes resultados: em abril foram registrados 18 homicídios, em março o número de homicídios caiu para 9, em Junho 6 mortes  e durante o mês de Julho 3 casos de homicídios foram registrados.     

Pinheiro disse que o reforço da policia federal foi importante  agora é preciso  potencializar as ações para manter  os jovens ocupados com atividades de educação, saúde , cultura , esporte e lazer. “Dessa forma vamos promover cidadania e  mantê-los  afastados dos redutos  de violência” afirmou a secretária de governo.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *