20 de julho de 2013

Arapiraca recebe missionários da Jornada Mundial da Juventude

O Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no bairro do Centro de Arapiraca, estava repleto de línguas diferentes, na manhã desta sexta-feira (19). Mais de 220 estrangeiros chegaram à cidade com o objetivo de evangelizar pelos bairros, levando os ensinamentos de Cristo aos moradores da zona urbana.

Eles, oriundos em sua maioria do Reino Unido – sobretudo da Inglaterra, Escócia e Irlanda –, terão intérpretes para que a comunicação flua. Os jovens ficarão no município até este domingo (21) até que partam para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, para encontrarem o papa Francisco.

 

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), a recepção de todos pôde ser feita no Mercado do Artesanato, onde os estrangeiros puderam conhecer um pouco de nossa cultura e dos traços de nossos artesãos.

Quatro ônibus chegaram na cidade e, com o apoio dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o evento foi conduzido sob aplausos dos arapiraquenses que estavam no mercado.

Uma banda da Comunidade do Caminho Neocatecumenal deu as boas-vindas a todos com músicas que exaltavam Cristo e louvavam a vida dada por seu Pai. Jackson Barriga, de 24 anos, que passou pela Espanha, Alemanha, Holanda e já esteve no Rio de Janeiro, disse que estava satisfeito por poder espalhar a palavra de Jesus nesta cidade.

“Eu integro as missões da Igreja Católica há oito anos e moro há 10 na Inglaterra e soube que o povo daqui é muito religioso. Eu estou feliz por poder ajudar”, diz o colombiano.

Já o ítalo-nigeriano Owens Iguodala, de 22 anos, também mora há uma década no Reino Unido, e esta, ao contrário de Jackson, é sua primeira vez no Brasil. “Tudo é novo para mim e vou aproveitar ao máximo esta experiência de poder levar a palavra de Deus para os moradores deste município”, comenta.

A escocesa Kerry Lynch, de 16 anos, uma das mais novas da turma de peregrinos, comentou que está muito animada por poder partilhar o pouco que sabe com novas pessoas.

Segundo a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrca Lúcio, a evangelização em Arapiraca feita por esses missionários se dará por conta de um padre italiano que viu na cidade um potencial de fé.

“Ele, o padre Maurizio, além de ajudar como intérprete, é uma pessoa de muita sensibilidade. E viu na nossa Arapiraca uma receptividade e um cunho de amor em Cristo que colocou nosso município na rota da missão divina”, pontua ela.

De acordo com um dos articuladores do acolhimento desses estrangeiros, Francisco Carlos de Lima Santos, “Deus olha para esta cidade”. Com efeito, os peregrinos foram acolhidos pelas famílias arapiraquenses que se dispuseram a ajudá-los nesta jornada e participaram, no final da tarde desta sexta-feira (19), de uma celebração eucarística no Levino’s Hall, com o bispo dom Valério Brêda e o padre Luiz Craveiro.

As atividades deste sábado (20) começam com orações pela manhã na Paróquia de São José, no Alto do Cruzeiro, com o padre Antônio e padre Fonseca. Após isto, os peregrinos começam a evangelizar nos bairros Alto do Cruzeiro e Santa Esmeralda, sempre com o auxílio de um intérprete.

Por volta das 12h, todos eles farão grande concentração no Largo Dom Fernando Gomes para dar seu testemunho, dançando e cantando para o Senhor. Uma hora depois, os 222 peregrinos se encontrarão com a prefeita Célia Rocha no Ginásio Municipal João Paulo II.

Após o encontro, nova investida pelos bairros espalhando a palavra nos bairros Novo Horizonte e Brasília. À noite, mais celebrações no Levino’s Hall e Paróquia de Santo Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *