30 de julho de 2013

Arapiraca lançará programa de apoio à Primeira Infância

p { margin-bottom: 0.21cm; }

As gestantes e crianças de Arapiraca terão um programa voltado para os cuidados com a Primeira Infância.

Previsto para ser lançado oficialmente nesta sexta-feira (2), no Levinos Hall, no bairro Novo Horizonte, o Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) conta com a mobilização de sete secretarias municipais e instituições parceiras, como o Instituto Pró-Família, representação das Nações Unidas (ONU), Unicef, entre outras entidades voltadas para o desenvolvimento sustentável das famílias, sobretudo de baixa renda e com vulnerabilidade social.

Arapiraca será o primeiro município do Estado de Alagoas a implantar o programa. Inicialmente ligado à Secretaria Municipal de Governo, tendo à frente a secretária Cícera Pinheiro e na coordenação a professora Gineide Castro, o programa está sendo executado desde o início deste ano, com a realização de estudos e reuniões de grupos.

O Agapi inclui uma série de ações, como o planejamento para a realização de oficinas temáticas, trabalho de amparo a gestantes em rede, pré-natal e pós-parto ampliados, grupos de famílias gestantes e com recém-nascidos e crianças até seis anos de idade, educação infantil e espaços lúdicos para o acesso à educação.

Para tanto, na manhã desta terça-feira (30), a coordenadora do programa, Gineide Castro, acompanhada da secretária de Governo, Cícera Pinheiro, concedeu entrevista ao radialista Max Farias, na Rádio Metropolitana FM.

A coordenadora explicou como serão desenvolvidas as ações de apoio e fortalecimento à Primeira Infância no município de Arapiraca. Ela adiantou que foram realizados estudos que apontaram 19 áreas para atuação do programa, que terá três eixos centrais: saúde, educação e assistência social, depois se estendendo para ações de geração de emprego e renda, entre outros setores.

Gineide Castro destacou o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) e aproveitou o momento para fazer uma breve apresentação do Agapi, cujo lançamento na manhã desta sexta-feira (2) contará com a presença do médico, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância no Congresso Nacional, entre outros renomados estudiosos e personalidades sobre a questão.

Veja a programação completa da solenidade de lançamento do Agapi:

8h00 Credenciamento

9h00 Abertura Oficial

9h30 Evidências Científicas para Políticas de Primeira Infância

Osmar Gasparini Terra

Deputado Federal, Presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância.

10h20 A Importância do Investimento na Primeira Infância – O que diz a ciência

Anna Maria Chiesa

Pós-Doutora em Saúde Pública pela Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, King’s College London.

11h10 AGAPI – Arapiraca Garante a Primeira Infância: A Proposta de Arapiraca

Maria Cícera Pinheiro

Secretária Municipal de Governo

Maria Gineide Gomes de Castro

Coordenadora da Primeira Infância

12h00 Debate

12h30 Almoço

14h00 O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância

Eduardo de Campos Queiroz

Diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government (Mason e Lemann fellow)

14h50 Família: Crise e Perspectivas

Marco Antonio Fetter

Presidente do Instituto Pró-família. Doutorado em Sociologia da Família pela Universidad de Deusto, Bilbao – Espanha.

16h40 Debate

17h10 Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *