16 de junho de 2013

Arraiá Chapéu de Palha resgata cultura afro e tradição junina

Turístico, o Arraiá Chapéu de Palha fez uma bela festa na noite deste sábado (15) na comunidade do Carrasco, zona rural de Arapiraca. Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), o São João na região começou no dia anterior e vai até este domingo (16).

Além do resgate às tradições juninas, os moradores primaram pela cultura afro, presente de forma tão intensa no local.

Segundo a organizadora Genilda Maria Querioz Silva, muitas pessoas de outros bairros compareceram. “Na comunidade, aqueles que não participavam, agora se entrosam, para que a gente promova uma festejo bonito. Essa mistura de culturas é necessária e temos que passar adiante”, diz ela.

Uma mostra disso foi a apresentação do grupo Atitude Negra, que há três anos dança junto na sede do Terreno das Casas. São seis meninas que exaltam os passos característicos que fez do povo negro ímpar. “Na verdade, isto também faz parte da cultura nordestina, afinal, somos parte afro”, infere Genilda. Houve ainda um jogo de capoeira e uma embolada com traços improvisados.

A comissão julgadora visitou uma vila cenográfica com uma barraca de religião africana, outras de artesanato de cipó, palha, pano e barro, além de mais uma de comidas típicas e bebidas – uma destas últimas, o tradicional xequeté, feito geralmente a partir de gengibre, canela-em-pau, erva-doce, limão e cachaça, e usada em cultos da religião Candomblé.

Dentro do palhoção, a banda “É Nois” embalou o arrasta-pé do Arraiá Chapéu de Palha, que fez intervenções de dança cigana no meio da performance.

A dona Marizelma Maria da Silva aproveitou o arraiá turístico para lucrar durante estes três dias de festa. “Enquanto as pessoas chegam para conferir o forró, ainda podem parar um pouco e aprender sobre nossa cultura afro”, comenta ela, com uma barraca de artesanato, vendendo bem.

Para encerrar, houve ainda show da banda Corpo e Alma. Neste domingo (16), há arraiá na Vila Bananeira, também na zona rural da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *