28 de maio de 2013

Prefeitura sedia curso ministrado pelo Conselho de Medicina

Com o compromisso de melhorias no atendimento das Unidades Básicas de Saúde do município, a Prefeitura de Arapiraca sediou na manhã desta terça-feira (28), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), um curso de “Gastroenterologia” do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (Cremal).

O público-alvo do curso são médicos da assistência básica de saúde dos municípios que englobam a 7ª Região de Saúde, são eles: Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Olho D’água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.

 

O curso está sendo promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas, em parceria com o Conselho Federal e a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca.

De acordo com o presidente do Cremal, Fernando de Araújo Pedrosa, os cursos estão voltados a doenças de prevalência alta, ocasionadas das condições sanitárias vividas em algumas localidades dos demais municípios.

Condições da água, quer seja em quantidade, quanto na qualidade; situação do esgotamento sanitário, e o lixo de maneira geral, desde a coleta até o seu destino final, esses são alguns apontamentos feito pelo presidente do Cremal, em relação aos altos índices de doenças que estão em grande evidência atualmente.

A coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Luciana Rúbia, destacou a importância do curso e destacou o tema como oportuno para o debate em Arapiraca, devido a procura por consultas nas Unidades de Saúde, por causa do crescente número de pessoas com diarreia, ocasionado pelo período de chuva.

Durante o encontro ainda serão ofertadas palestras com os seguintes temas: Doenças do Refluxo Gastroesofagiano (DRGE), Gastrite e Helicobacter pylori, Parasitoses Intestinais, Diarreias, Hepatites e Hemorragia Digestiva Alta (HDA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *