20 de maio de 2013

Ações da Prefeitura movimentaram o Ação Global em Arapiraca

 

Pela segunda vez consecutiva, a Prefeitura de Arapiraca, por meio de suas secretarias municipais, movimentou as ações do Ação Global, projeto social da Rede Globo de Televisão em parceria com o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Sesi/Senai), que aconteceram durante todo o dia do sábado (18), no Núcleo Integrado do Sesi, no bairro Primavera.

Em sua 20ª edição, o projeto Ação Global teve a “Mulher” como tema da campanha deste ano. Centenas de famílias participaram das ações de cidadania, que foram beneficiadas com serviços sociais, de saúde, cultura, educação, recreação, entre outros.

O vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), representou a prefeita Célia Rocha (PTB), durante visitação aos estandes do Ação Global. Ele destacou a importância da parceria do poder público com as instituições para, juntos, fortalecerem a assistência às comunidades.

“Mais uma vez nossa cidade é contemplada com o Ação Global e a Prefeitura cumpre seu papel social ao prestar serviços essenciais no próprio bairro, aproximando-se de todos os cidadãos. Assim é a determinação da prefeita Célia Rocha para que todos tenham acesso aos serviços da Prefeitura”, ressaltou Yale Fernandes.

Com ações das secretarias de Saúde, Assistência Social, Indústria, Comércio e Serviços, Meio Ambiente, Comunicação e Educação, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), articuladas junto a Secretaria de Governo, em parceria com o Sesi/Senai, a comunidade arapiraquense recebeu diversos atendimentos durante o evento.

Das 9 horas da manhã até as 17h foram realizados mutirões de emissão de carteira de identidade, CPF, orientações acerca do aleitamento materno, cuidados com a saúde, teste rápido de HIV, higiene bucal, saúde do trabalhador, inclusão cadastral no programa federal Bolsa Família, Projovem, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de atividades de lazer, cultura e recreação para as crianças.

Guardas municipais garantiram a segurança do evento e agentes de trânsito trabalharam no sentido de organizar o trânsito e o tráfego de veículos no bairro Primavera.

Voluntariado – Segundo a coordenadora do Ação Global do Sesi em Alagoas, Iolanda Marques, o presidente da instituição, José Carlos Lyra, incluiu a cidade de Arapiraca pela segunda vez no projeto, onde  cerca de 800 voluntários participaram do Ação Global na cidade, sendo 250 pessoas da Prefeitura Municipal.

“Com o trabalho dos voluntários, nossa meta é receber mais de duas mil pessoas de diversas comunidades da cidade e realizar, neste dia, cerca de cinco mil atendimentos”, frisou Iolanda Marques.

Já a coordenadora do Núcleo Integrado da instituição em Arapiraca, Thiana Cisneiros, afirmou que a parceria com a prefeitura fortalece a realização do projeto. “Assim poderemos oferecer à comunidade exames médicos, odontológicos e recreativos para as crianças”, apontou.

Na fila de espera para fazer uma consulta de vista, a dona de casa Quitéria dos Santos Silva aproveitou a manhã de sábado para cuidar da saúde no Ação Global. “Essa ação no bairro é muito boa porque facilita nossa vida e temos os serviços da prefeitura aqui”, declarou.

Seu José Adelino, de 65 anos, aproveitou o evento para fazer o PSA, exame da próstata, pelo Programa Municipal Saúde do Homem. “Só assim eu tive coragem e oportunidade para fazer este exame”, revelou.
A voluntária Luciana Rúbia Pereira Rodrigues, coordenadora do Programa Atenção Básica da Prefeitura, afirmou que o trabalho é gratificante.

“Aqui estarmos diretamente com a população e temos satisfação de fazer esse serviço voluntário para que todos tenham um atendimento de qualidade e acesso aos serviços da Prefeitura”, ressaltou Luciana Rodrigues.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *