30 de abril de 2013

Arapiraca avança no Plano Municipal para a Primeira Infância

p { margin-bottom: 0.21cm; }

                                                                                                            Fotos: Neno Canuto

A secretária de Governo, Cícera Pinheiro, acompanhada de educadores e técnicos da Prefeitura de Arapiraca, está participando, em Maceió, de encontro da Rede Estadual para a Primeira Infância.

A reunião, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, teve como objetivo articular a adesão de mais municípios alagoanos à rede.

Na ocasião foi apresentado o projeto-piloto de política de atenção à primeira infância aos gestores e técnicos das prefeituras.

O evento aconteceu na Sala dos Conselhos do Palácio Floriano Peixoto, e também contou com a presença da secretária de estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born.

A apresentação do projeto-piloto foi feita por uma equipe técnica da Prefeitura de Arapiraca, com a intenção de servir de modelo para outras prefeituras.

“A primeira infância é carro-chefe da prefeitura de Arapiraca. Estamos apenas começando, seguindo uma determinação da prefeita Célia Rocha, porque em Arapiraca a primeira infância é uma prioridade”, disse a secretária de Governo, Cícera Pinheiro.

Durante o evento, que foi organizado pela Superintendência da Criança e Adolescente, diversos municípios aderiram a Rede Estadual Primeira Infância e se uniram a mais 26 entidades que já fazem parte da rede – Ouro Branco, Coruripe, Campo, Alegre, Maceió, Delmiro Gouveia, São José da Laje, Pão de Açúcar, Teotonio Vilela, Junqueiro, Maragogi, Arapiraca assinaram ao termo de adesão nesta terça-feira.

A missão da REPIR é fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração de políticas públicas para crianças de ate seis anos de idade, monitorando e avaliando sua implementação.   “Esta reunião serve para pensar e discutir políticas para as crianças. A lógica maior é que os gestores se organizem e foquem o trabalho na primeira infância. Nossa função, enquanto gestores estaduais, é justamente de articular poder público e a sociedade civil organizada que está cada vez mais participante”, explicou o superintendente da Criança e Adolescente, e também presidente do Conselho Estadual da Criança, Cláudio Soriano.

Entre as responsabilidades da Rede Estadual Primeira Infância, estão: articular e potencializar instituições que trabalham com questões relacionadas ao assunto; promover e divulgar fóruns, debates e seminários envolvendo o assunto; apoiar atividades e ações ligadas à primeira infância. 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *