27 de março de 2013

Vigilância Sanitária fiscaliza venda do pescado

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Com os festejos da Semana Santa, a venda e consumação de mariscos, peixes e camarões estão em evidência no Mercado Público de Arapiraca.

Pensando no bem estar e saúde dos cidadãos, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária (Visa) realizou na manhã desta quarta-feira (27) uma fiscalização para verificar a qualidade dos alimentos.

Na ocasião estiveram presentes na ação, veterinários, zootecnista, nutricionista e bióloga, além da presença do grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) com a intervenção “Quem aVISA, amigo é!”, e de técnicos da Promoção da Saúde.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Walkíria Bastos, existe um critério estabelecido pela Secretaria de Saúde, para que o ponto de vendas possa ter condições suficientes para realizar as vendas dos produtos alimentícios provenientes do mar.

Segundo Walkíria, o ambiente deve estar bem acondicionado para que o produto não se estrague, o manipulador tem de se apresentar de maneira higiênica – gorros, vestimentas, luvas e no caso dos homens de barba feita -, além dos cuidados na presença de moscas pousando nos alimentos.

Os consumidores devem prestar atenção nas dicas da Vigilância Sanitária para realizar a compra dos demais alimentos. No caso dos peixes, é de extrema necessidade verificar se os olhos estão brilhantes, guelras estejam vermelhas, escamas bem aderidas, pele firme e sem manchas, e o odor característico.

No geral, os camarões apresentam aspectos brilhantes, a carapaça bem aderente ao corpo, coloração própria – podendo ser cinza ou vermelha -, olhos vivos e destacados.

Já os mariscos, o seu aspecto tem de estar esponjoso, de cor cinzento claro nas ostras e amarelado nos sururus, e cheiro agradável. Porém, a Vigilância Sanitária faz um alerta para a presença de corantes amarelos nos mariscos.

A Coordenadora informou ainda que os estabelecimentos que não cumprirem com as determinações da Visa terão seus materiais apreendidos, podendo receber multas e até a interdição do local.

O esperado é que centenas de pessoas circulem pelas instalações do Mercado Público. A vigilância irá continuar com a fiscalização durante toda a semana, inclusive no feriado da sexta-feira da Paixão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *