13 de março de 2013

Bairros Primavera e Jardim Tropical recebem ações de saúde

Em comemoração ao dia do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), a Prefeitura de Arapiraca intensificou na manhã desta quarta-feira (13), os atendimentos básicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro primavera.

Na ocasião foram realizadas palestras de saúde do homem com o médico Eduardo Valença, saúde da mulher com a enfermeira Rwizziane Kalley, saúde bucal com a dentista Fátima, ginástica laboral com a educadora física Michele Carla, além de atendimentos psicológicos, farmacêuticas e nutricionais com seus determinados profissionais.

A subsecretária municipal de saúde, Sandra Márcia, falou sobre a importância da população ir regularmente às unidades de saúde para realização de exames e medidas de prevenção de doenças, para que não sejam levados a uma média de complexidade dentro do município.

Márcia falou ainda da parceria e planejamento realizada junto ao Programa da Saúde da Família (PSF) para encaminhamento de exames de pacientes, os quais os atendimentos da UBS não lhe competem.

“A nossa intenção é sensibilizar a comunidade arapiraquense sobre as principais medidas de prevenção a doenças e a promoção à saúde. Esse é o nosso principal compromisso”, afirmou a subsecretária.

Durante o evento, o cantor  Afrísio Acácio e o grupo teatral Informação, Educação e Comunicação (IEC) com o espetáculo em prol a prevenção ao uso de drogas, animaram o público.

Saúde na escola

Os alunos da Escola Municipal Suely de Almeida Lima, no bairro Jardim Tropical, receberam na manhã desta quarta-feira (13), técnicos da Promoção da Saúde para realização de medidas preventivas em relação a obesidade infantil e saúde ocular, além da promoção ao combate ao consumo de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O projeto é uma parceria entre os Governos Federal e Municipal, e visa melhor qualidade de vida para o alunado, promovendo saúde e prevenindo o público infanto-juvenil ao adoecimento precoce.

Na oportunidade foram realizadas palestras educacionais e de cultura da paz, triagens de acuidade visual – avaliação e relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre o individuo e objeto – para encaminhamento a consultas oftalmológicas e a antropometria (peso x altura).

Para fazer a diversão do alunado, os técnicos realizaram brincadeiras e pequenas gincanas, e o grupo teatral IEC interpretou a peça de prevenção ao uso de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *