19 de dezembro de 2012

Vocês ajudam transformar ensino no Brasil, diz gestor do MPOG

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Arapiraca está ajudando a transformar a Educação do Brasil. Foi assim que definiu o diretor de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Corinto Merffe, durante a solenidade de lançamento dos Portais do Professor e do Aluno, bem como a doação do Código-Fonte do Programa Conexão, que será repassado para outros municípios do país.

Implantado há dois anos, o sistema de informação acadêmica está sendo adotado como modelo de gestão para acompanhamento pedagógico nas escolas da rede municipal de ensino, com apoio do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) de Arapiraca.

A administração municipal vem adotando programa de software livre nos serviços realizados em escolas, a exemplo do Conexão, que possibilita o acompanhamento das práticas pedagógicas e do rendimento dos alunos em sala de aula, frequência, matrículas, entre outras informações que também podem ser visualizadas em casa pelos pais dos alunos.

A cerimônia foi realizada no auditório do Planetário Municipal, e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB); secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto; presidente da Câmara Municipal, Adalberto Saturnino (PMDB); presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal Agreste), Juracy Pinheiro; procurador de justiça Geraldo Magela Pirauá; coordenador do GTInfo de Arapiraca, Roniclecio Firmino, e dos técnicos do Ministério do Planejamento Corinto Merffe e Luiz Felipe Coimbra.

Também estiveram presentes à cerimônia, o vice-prefeito eleito Yale Fernandes; vereadores Daniel Rocha (PTB), João dos Santos (PMDB); juiz de Direito Ney Alcântara; suplente de senador José de Macedo Ferreira, além de secretários municipais de governo, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria de Educação e convidados.

Na abertura da solenidade, os alunos do Coral Flores das Paineiras cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca, bem como canções natalinas.

Em seguida, a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, revelou que a implantação dos dois portais e do Programa Conexão é fruto de um trabalho conjunto há dois anos.

“No início tivemos algumas dificuldades, mas hoje estamos colhendo os frutos com a criação do banco de dados acerca do planejamento escolar, matrículas, frequência, desempenho, tudo isso organizado como ferramenta de gerenciamento educacional”, acrescentou.

O coordenador do GTInfo, Roniclecio Firmino, agradeceu o apoio do prefeito Luciano e da secretária Ana Valéria, equipe do grupo de tecnologia e da Ufal, elogiando a receptividade dos educadores e técnicos da Secretaria de Educação.

“Foi uma surpresa positiva para nós, uma vez que não é fácil mudar a cultura do trabalho feito no papel e transportar para o sistema no computador”, frisou.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa fez um agradecimento ao governo federal, mais especificamente ao Ministério do Planejamento, pelo fato de apoiar e acreditar no projeto.

“Também gostaria de parabenizar o pessoal da Secretaria de Educação, Grupo de Tecnologia da Informação, Ufal, Câmara de Vereadores e todos os que ajudaram nesse projeto”, salientou.

“O mais importante de tudo isso, é que os meninos do grupo sempre defenderam o trabalho com um software livre, para reduzir bastante os custos e tornar mais eficiente e seguro o programa de gestão compartilhada de gerenciamento educacional”, completou o prefeito, citando como exemplo a recente implantação do sistema de Geoprocessamento Municipal e do Programa de Excelência e Qualidade do Ensino (PEQMA).

O ex-coordenador do GTInfo, Lucas Leão, disse que, para viabilizar a implantação do Programa Conexão, a Prefeitura de Arapiraca montou uma equipe de trabalho, com a criação de software específico.

Foram adquiridos mais de 600 computadores, sendo 300 para o setor administrativo e mais de 300 para os laboratórios, nas 60 escolas da rede (31 na área urbana e 29 nas comunidades rurais) para atender os 35 mil alunos.

Doação do Código-Fonte

O técnico de Gerenciamento Escolar da Secretaria de Educação, Marcones Monteiro, fez uma apresentação dos portais do Alunos e do Professor, e do Programa Conexão.

“No início do trabalho, metade das escolas da área rural não tinha sinal da Internet. Com muito esforço, conseguimos totalizar 100% de cobertura para viabilizar nossas ações”, disse.

No final da cerimônia, o prefeito Luciano Barbosa assinou o Termo de Doação do Código-Fonte para os gestores do Ministério do Planejamento, que faz parte de consórcio formado com a Prefeitura de Arapiraca, GTInfo, Programa E-Cidade, Ufal e empresa DB Seller.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *