16 de outubro de 2012

Planetário já recebeu 1.500 visitas

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Inaugurado no último dia dois de outubro, com a presença do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, o Planetário Municipal de Arapiraca está atraindo a cada dia a atenção de crianças, jovens e adultos ao Lago Perucaba, um dos mais belos cartões-postais da cidade.

Construído com recursos da municipalidade, o espaço oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.

O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado.

O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

De acordo com a diretora do Planetário Municipal, professora Janice Gomes, desde a sua inauguração, há apenas duas semanas, o espaço já recebeu cerca de 1.500 visitas.

Somente no último domingo (14), mais de 300 pessoas tiveram a oportunidade de entrar na sala de observação e contemplar o céu e as belezas do universo.

“Organizamos um cronograma, durante toda a semana, para atividades pedagógicas com alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino”, explica a diretora, revelando que o espaço é aberto ao público somente aos sábados e domingos, nos períodos da manhã e tarde.

A prefeitura também está adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes.

A Praça da Ciência e do Conhecimento também faz parte do projeto para implantação da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *