9 de outubro de 2012

Mulheres vão às ruas em caminhada no Outubro Rosa

 

 

A abertura oficial da campanha “Outubro Rosa” em Arapiraca, aconteceu no hall do Centro Administrativo Antônio Rocha, na manhã desta terça-feira(09), com a presença da secretária municipal de Saúde, Sandra Márcia da Costa Pereira Lima, da coordenadora da Saúde da Mulher Pollyana Patrícia Vasconcelos e equipes da Atenção e Promoção da Saúde.

O evento realizado pela Secretaria de Saúde do Município, através da coordenação da Saúde da Mulher contou com apoio do Sindilojas, Sesc, Senac, Fecomércio, CDL, Loja Inspiração, NPDC, Ótica São Lázaro, Copy Graf, Eletrocampo, Floricultura Anturius Basty, Morada Construção, Mundo Verde, Ousadia Fashion, Unimed, Laboratório Santa Maria, AAPC e Pestalozzi.

A campanha do “Outubro Rosa”realizada este ano inicia pelo Centro Administrativo com exposição de estandes apresentando aos servidores municipais e usuários dos serviços públicos diferentes tipos de câncer (infantil, colo do útero, boca, além do câncer de mama). Para chamar a atenção, principalmente, das mulheres foi colocado próximo a porta de entrada dois túneis contendo fotos de e mensagens. O túnel cor de rosa traz dicas sobre como detectar precocemente o câncer de mama, hábitos saudáveis de vida e depoimentos verídicos de mulheres que foram mastectomizadas e que superaram o trauma da perda total ou parcial da mama. O outro túnel preto mostra as fases avançadas da doença.

Durante o evento também foram disponibilizadas marcação de mamografia e um estande voltado a orientação correta sobre o autoexame. O ponto culminante da abertura da campanha foi o desfile realizado por integrantes da ONG Renascer. Maria Venância da Silva, Tânia Maria da Silva Costa, Maria Madalena Madalena da Silva e Maria Tereza de Lima, desfilaram e mostraram ao público sutiãs artesanais confeccionados por elas na ONG. As quatro mulheres também passaram por mastectomia parcial e radical, e através de evento voltados a conscientização sobre a importância da mamografia elas levam a mensagem que pode haver beleza e sensualidade após o câncer de mama.

A médica mastologista Marize Marlos, ressaltou a importância da ONG e de um trabalho de apoio voltado ao resgate da autoestima das pessoas vítimas de câncer de mama, sejam elas mulheres ou homens. Pollyana Patrícia Vasconcelos, coordenadora da Saúde da Mulher destacou o apoio dado pelo prefeito Luciano Barbosa no que se refere a disponibilizar para a população exames de mamografia e agradeceu a equipe da secretaria de Saúde pelo empenho de levar informação a toda a população através das UBS.

A secretária de Saúde, Sandra Márcia Costa Pereira Lima, enfatizou os dados do Ministério da Saúde que registram cerca de 22% de novos casos de câncer de mama entre as mulheres brasileiras, a cada ano e, alertou que a estimativa do MS para 2012 é que 52.680 mil mulheres sejam vítimas diagnosticadas da doença e finalizou frisando que no ano passado 147 homens e 12.705 mulheres morreram por causa do câncer de mama. “Estes dados alarmantes nos levam a intensificar o trabalho voltado a um diagnóstico precoce para que mais vidas possam ser salvas”, concluiu Sandra Márcia.

A programação seguiu no período da tarde, com caminhada de sensibilização pelas ruas do centro da cidade. A concentração ocorreu no Largo Dom Fernando Gomes.

A exposição de fotos e os estandes permanecem aberta para visitação, no Hall do Centro Administrativo, até a quinta-feira, dia 11 e as atividades de sensibilização continuam durante todo o mês de outubro nas Unidades Básicas de Saúde do município.

CAMINHADA E EVENTOS OUTUBRO ROSA
10/10/2012DEP.DE IMPRENSA FOTOS Claudio Max

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *