21 de setembro de 2012

Encontro reúne gestores de saúde de 21 municípios

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Gestores e técnicos de planejamento de 21 municípios que fazem parte de 2ª Macrorregião de Saúde estiveram reunidos, nesta sexta-feira (21), no auditório do Centro de Referência Integrada de Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA), em mais uma reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR).

O encontro contou com a presença da secretária de Saúde de Arapiraca, Sandra Márcia Lima; secretário Alexandre Toledo e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A reunião também contou com a presença da coordenadora do CIR, Lenormande da Silva e de secretários de saúde dos municípios de Tanque d’Arca, Belém, Maribondo, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Jaramataia, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Canapi, Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Palestina, Pariconha, Olho d’Água do Casado e Piranhas.

Decreto federal reconhece a existência das Comissões Intergestores Tripartite, no âmbito nacional, Bipartite, no âmbito estadual, e Regional, no âmbito das regiões de saúde, como instâncias de decisão do SUS.

Desta forma, reconhece que o processo de diálogos entre os entes federados, em fóruns de abrangência nacional, estadual e regional, é de fundamental importância para a sustentabilidade e governabilidade da construção consensual das regras de gestão compartilhada.
Durante a reunião, o secretário Alexandre Toledo elogiou o trabalho desenvolvido na área de saúde, em Arapiraca, como centro coordenador da 2ª Macrorregião de Saúde, que abrange 48 município.

Por sua vez, a secretária de Saúde de Arapiraca, Sandra Márcia Lima, destacou a importância da reunião para a tomada de decisões em nível regional. “O prefeito Luciano Barbosa tem dado total apoio às nossas ações de saúde, com o fortalecimento dos conselhos locais de saúde e valorização dos serviços para a melhoria constante da qualidade de vida da população”, acrescentou Sandra Márcia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *