10 de julho de 2012

Sistema de geoprocessamento ganha Portal Intranet

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Os estudos e coleta de dados do Sistema Municipal de Geoprocessamento ganharam um reforço com a implantação de um Portal Intranet na Prefeitura de Arapiraca, mais precisamente por iniciativa da Secretaria de Planejamento.

Referência em todo o País, o sistema foi adotado há cerca de um ano, primeiramente, para realização do cadastro imobiliário urbano.

Para implantar o Sistema de Informações Municipais (SIM), a Secretaria de Planejamento adotou um avançado programa de computador para realizar a cartografia e identificar toda área urbana e os loteamentos existentes em Arapiraca, com fotografias aéreas e informações de campo.

Os dados foram repassados para o programa de computador e depois analisados por técnicos e especialistas da Seplan.

Ainda como parte do trabalho, que incluiu o treinamento de técnicos da Seplan e, por fim, as visitas de campo, a prefeitura adquiriu 20 coletores de dados, que são equipamentos de última geração para montagem de planilhas e repasse das informações para o computador.

 

Intranet

Agora, o sistema amplia suas ações com a implantação do Portal Intranet:geo.arapiraca.intranet.

A secretária de Planejamento, Caroline Albuquerque, apresentou, nesta terça-feira (10), a mais nova ferramenta de coleta e troca de informações para o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e demais gestores municipais.

Ela esclareceu que o novo software foi desenvolvido pela equipe do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca, com acompanhamento de técnicos da Seplan.

A engenheira de agrimessura, Juciela Santos, frisou que a nova ferramenta traz mapas, vídeos e instruções orientando, internamente, os gestores de cada secretaria para troca de informações e inclusão de novos dados.

O portal intranet tem um vasto campo de informações, a exemplo da identificação de todos os postes de iluminação da cidade, escolas, ruas, imóveis com redes de abastecimento, poços artesianos, unidades de saúde, vias asfaltadas e ruas ainda sem pavimento, entre outros dados.

“É gratificante testemunharmos a capacidade e a qualidade dos novos técnicos e servidores. Esse portal inaugura uma nova etapa no sistema de geoprocessamento, e um passo importante para modernizar, atualizar e socializar as informações, entre os gestores nas ações de cada secretaria, na execução de obras e projetos em benefício dos moradores”, completou o prefeito.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *