24 de julho de 2012

Prefeito sanciona Plano e Fundação de Apoio à Pesquisa

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB), acompanhado da secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, sancionou, na manhã desta quarta-feira (25), os dois projetos que instituem o Plano Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Amparo à Pesquisa.

A solenidade ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, e contou com a presença dos diretores administrativo e acadêmico do campus da Ufal de Arapiraca, professores Márcio Guedes e Eliane Cavalcanti; vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo; presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), Juraci Pinheiro; presidente do Conselho Municipal de Educação e do Fundeb, Jorge Adriano, do Conselho Municipal da Merenda Escolar, bem como de professores, alunos, secretários municipais e dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca.

Durante o evento, a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, destacou que o Plano Municipal e Fundação de Amparo à Pesquisa do Ensino Básico foram elaborados com a participação efetiva de todos.

"É um plano com vigência até 2022, e representa o fortalecimento da qualidade da educação pública em nosso município", disse Ana Valéria.

A presidente do Sinteal/Agreste, Juraci Pinheiro, avaliou como avanço significativo a implantação do Plano e da Fundação. "Sem pesquisa não há ensino de qualidade. Estamos todos de parabéns, por mais uma conquista, mas é preciso acompanhar a prática das ações, a fim de que possamos avançar muito mais", frisou.

Os diretores do campus da Ufal, Márcio Guedes e Eliane Cavalcanti, elogiaram a iniciativa da administração municipal, colocando a instituição como parceira na execução de pesquisas com educadores e alunos da rede municipal de ensino.

O vice-reitor da Uneal, Clébio Araújo, enalteceu o momento, dizendo estar feliz como professor e pesquisador na área educacional. "Nossa universidade faz parte da história de Arapiraca, e, mais uma vez, tem papel importante e está de portas abertas para o fortalecimento do ensino e da pesquisa na rede pública municipal", acrescentou.

Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Jorge Adriano, salientou que a entidade apoia a iniciativa e vai acompanhar de perto os trabalhos. "Mais importante que a teoria é a prática. Vamos unir esforços para daqui a dez anos possamos obter os melhores resultados", declarou.

Descentralização

Emocionado, o prefeito Luciano Barbosa lembrou do início da primeira gestão, com os avanços conquistados com a implantação das primeiras escolas de tempo integral. Ele também citou a descentralização da merenda escolar.

"São ações de corresponsabilidades. É importante termos o controle social para avaliarmos os erros e acertos, com o objetivo principal de democratizar o conhecimento. A Educação precisa de infraestrutura, mas é fundamental investirmos em recursos humanos e na pesquisa para transformarmos a nossa sociedade através da educação, com os jovens tendo acesso a um ensino cada vez mais de qualidade", completou o prefeito.

O Plano Municipal de Educação é um documento que foi elaborado por meio de consultas a professores, diretores de escolas, sindicatos e representantes dos diversos segmentos da sociedade local. O documento contém as orientações pedagógicas e curriculares a serem utilizadas por todos os educadores pelos próximos anos.

 Já o projeto da Fundação Municipal de Amparo à Pesquisa foi enviado à Câmara de Vereadores e retornou ao Poder Executivo para ser sancionado.

De acordo com o prefeito Luciano Barbosa, a ideia é lançar editais com o apoio das universidades, a fim de que sejam desenvolvidas pesquisas voltadas ao ensino na rede municipal e com trabalhos de extensão junto à sociedade.

Revista

Ainda durante a solenidade, o professor-pesquisador Rubens Pessoa da Barros anunciou para o mês de setembro o lançamento oficial da revista Educa Arapiraca, que contém trabalhos e artigos publicados por professores da rede municipal, com o apoio das universidades.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *