13 de junho de 2012

Arapiraca reduz em 36,15% o trabalho infantil

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e demais órgãos da administração do prefeito Luciano Barbosa, conseguiram reduzir em 36,15% o índice de jovens e crianças no trabalho infantil.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).O comparativo é de dez anos.

No ano de 2000, o número de crianças trabalhando no campo ou exercendo outras atividades fora da escola era de 6.177 menores de idade. Passados dez anos, o índice caiu para 3.944 crianças, colocando Arapiraca como referência na redução do trabalho infantil em Alagoas e no Brasil.

Geral

p { margin-bottom: 0.21cm; }

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tinha registrado, em Alagoas, 78.284 pessoas entre 10 e 17 anos de idade ocupadas. Uma década depois, o número tinha caído para 63.703 mil. Redução de 14.581 famigerados postos de trabalho. No mesmo período, houve queda em Arapiraca desta modalidade de ofício em 36,15%; em Maceió, registrou-se elevação de 9%.

Estudo divulgado ontem – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o quantitativo de pessoas com idades entre 10 e 17 anos que dependem do trabalho para se manter caiu 12,4% em Alagoas: de 78.284 (2000) para 63.703 (2010), quando 3,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhavam em todos os Estados do Brasil.

 

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Seminário

Nesta quinta-feira (14), Arapiraca sediará o Seminário Regional de Combate ao Trabalho Infantil. O evento será realizado no auditório do Cria (Centro de Referência Integrada de Arapiraca) e contará com a parceria entre a Seades (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social de Arapiraca) por meio do Peti e do Cerest Arapiraca (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). 

 
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o município de Arapiraca, em parceria com o Cerest e demais instituições que desenvolvem trabalhos voltados para crianças e adolescentes, promoverá, nos dias 18, 19 e 20 de junho, um workshop com a finalidade de levar ao conhecimento da sociedade os trabalhos que vêm sendo executados no município.

Na manhã da ultima sexta-feira (25) ocorreu uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar autoridades e sociedade civil para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, com ênfase na erradicação das piores formas de trabalho infantil.

mplantado em Arapiraca desde 2000, atualmente o Peti possui mais de 1.200 alunos distribuídos em Núcleos de Jornadas Sócioeducativas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *