6 de maio de 2011

Arapiraca recebe a quarta edição do projeto Conexão Cultural

 

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Tigre/ICRH, inicia na próxima segunda-feira (09) o Palco Móvel do Projeto Conexão Cultural. Este ano, o projeto que está na sua quarta edição, acontece no bairro Canafístula. As apresentações prosseguem também na terça, dia 10.

A programação teatral é realizada no dia 09 às 14h e 15h30 e programação e de cinema às 19h. No dia 10, as peças acontecem às 9h, 10h30, 14h e 15h30. O projeto leva gratuitamente as artes cênicas às comunidades onde uma sala de teatro é muitas vezes inacessível, seja pelo preço ou mesmo porque não existe. Também haverá uma sessão de cinema.

O evento traz “Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’” e “Lurdes e Mércia em as Estrelas do Oriente” (grupo Caixa de Histórias), com a história de duas simpáticas moças do interior que sonham ser artistas de TV. Haverá ainda sessões de cinema com filme escolhido pelo público, entre quatro opções: Chico Xavier, O Bem Amado, Castelo Rá-Tim-Bum e Menino da Porteira.

O roteiro do Conexão Cultural 2011 já passou pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e, após Alagoas, seguirá para Pernambuco. Serão ao todo 15 cidades de sete estados, visitadas durante dois meses, com 4,2 mil quilômetros percorridos.

Atração à parte

Entre uma peça e outra do Conexão Cultural 2011 Tigre/ICRH, o público assiste a uma atração à parte: Marcelo Perna, um mestre de cerimônias que interage com a plateia. Ator profissional, Perna tem 25 anos de experiência em teatro, TV e cinema. Desde 2009, comanda o projeto “A Hora do Conto”, uma iniciativa cultural que busca estimular o hábito da leitura. É graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e já atuou em navios de cruzeiros pela Europa, África e Ásia em atividades de entretenimento como animador, chefe de animação e assistente de diretor de cruzeiro.

 

Os espetáculos

 “Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’” – Cia. Pé de Vento: Espanhol e brasileiro, ingênuo e atrevido, adulto e criança, no espetáculo infantil “Bom Apetite”, o ator espanhol Pepe Nuñez mergulha na arte do Ator Cômico. Re-elaborando cenas e situações clássicas dos cômicos populares e usando recursos da tradição Cômico-Circense, o palhaço convida o público a participar ativamente das cenas, compartilhando o lado ridículo e inocente do ser humano. A peça traz música, mágica, malabarismo, jogos coletivos e muito humor. Sediada em Florianópolis (SC), a Cia. Pé de Vento Teatro atua desde 1999 e se apresenta mais de 150 vezes por ano.

“Precisa-se de um Mané” – (Grupo La Cascata): comédia inspirada nas gags da palhaçaria tradicional. Tendo como pano de fundo um restaurante, onde Mané faz o possível para agradar seu cliente e seu patrão, a obra tem como princípio de reflexão a gentileza nas relações humanas, pois o trabalho teve como premissa o jogo entre ator e espectador pautado na doçura do primeiro encontro.

“Lurdes e Mércia em As Estrelas do Oriente” – Grupo Caixa de Histórias: Livremente inspirado nas histórias de Pedro Malazarte, traz a busca pelos sonhos, a importância de todas as profissões e a pergunta que ronda o universo infantil “o que você quer ser quando crescer?” é abordada de forma leve, divertida, colorida e musical. A pesquisa, a criação do texto, a relação com os profissionais envolvidos no processo e o fortalecimento da dupla em cena trouxeram uma nova forma de trabalho para as atrizes. Toda essa experimentação revelou uma descoberta artística e se tornou a principal linha de pesquisa de uma linguagem voltada às crianças.

Arapiraca

Local: Praça do bairro de Canafístula
09/05: às 14h, “Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’”, e às 15h30, “Lurdes e Mércia em As Estrelas do Oriente”. Às 19h, sessão de cinema.
10/05: às 9h e 14h, “Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’”, e às 10h30 e 15h30, “Lurdes e Mércia em As Estrelas do Oriente”.
Informações: Secretaria de Cultura – (82) 3521-5313 (Franciane).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *