24 de março de 2011

Coleta seletiva e Dia Mundial da Água é foco de ações da SEMASA

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, neste mês de março, realizou ações voltadas a coleta seletiva e a conscientização da população sobre a importância da água potável e a revitalização de nascentes. Segundo, Ricardo Vieira, o objetivo principal das ações foi gerar um momento de reflexão, análise e conscientização da população sobre a importância dos temas.

O projeto piloto da Coleta Seletiva do Lixo, no bairro Canafístula, teve sua primeira reunião no dia 16 de março, na sede da Associação do bairro e contou com a presença de representantes das secretarias de Planejamento, Saúde, Assistência Social e, Limpeza Pública, bem como de lideranças do bairro.

“A comunidade será a principal responsável pela separação do lixo seco(resíduos descartáveis) do lixo comum. O destino do lixo será gerenciado pela associação do bairro em um espaço denominado Ponto Ecológico. O lixo seco coletado será prensado, pesado e vendido para gerar renda que será revertida para o desenvolvimento de ações voltadas a comunidade com o objetivo de diminuir os impactos ambientais naquela localidade”, finalizou Ricardo Vieira.

O projeto de Coleta Seletiva do Lixo faz parte de uma ação macro que visa tornar Arapiraca uma cidade referência em relação a limpeza e meio ambiente. Ricardo Viera acrescentou que essa ação representa uma das metas traçadas pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB) que institui o ano de 2011 como o “Ano de Combate ao Lixo”.

Outras ações, neste mês de março, voltadas a sensibilização da população com relação a importância da preservação do meio ambiente, foram referentes ao Dia Mundial da Água, que contou com uma extensa programação. O ponto alto do cronograma de atividades aconteceu na Casa da Cultura, dia 23, em evento promovido pela SEMASA em parceria com o IMA. alunos de escolas municipais participaram de palestras, atividades socioeducativas e apresentação cultural com o grupo IEC da secretaria de saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *