22 de novembro de 2010

Arapiraca recebe prêmio Finep de Inovação 2010

 

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do projeto “Saúde, que vem da Terra”, da Escola Benjamin Felisberto da Silva, na comunidade de Gruta D’água, Zona Rural do município, foi premiada em Natal-RN com o prêmio Finep de Inovação 2010.

O projeto, que é orientado e coordenado pela professora  Edinalva Pinheira, disputou o prêmio na categoria Tecnologia Social e ficou com o segundo lugar da Região Nordeste e o primeiro em Alagoas, ficando a frente de projetos de outros estados e de nove empresas alagoanas.

Emocionada, Edinalva Pinheira explicou que o projeto tem se dedicado ao tratamento de saúde das crianças através das ervas medicinais. “É uma grande inovação. Conseguimos atingir um número muito grande de crianças tratadas com as ervas. Esse prêmio chega para nos incentivar ainda mais. Estamos muito felizes”, completou.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) destacou a importância do prêmio e parabenizou os participantes do projeto. “Sempre é bom ganhar prêmios, principalmente quando se trata de incentivo a vida. Estão todos de parabéns pelo projeto, que é um grande sucesso. Continuaremos a trabalhar em favor da população”, falou Barbosa.

 

O projeto

Edinalva Pinheiro mobiliza professores, alunos e moradores da comunidades para resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros.
A iniciativa revoluciona o aprendizado de centenas de alunos, que também participaram da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde.

O projeto contribui com o processo de alfabetização das crianças, que apreendem os conceitos de matemática ao medir o canteiro de ciências, com a explicação dos processos de desenvolvimento das plantas, de história resgatando a cultura milenar das plantas medicinais.

Além disso, a farmácia comunitária proporciona aos jovens a oportunidade de qualificação profissional. Edinalva Pinheiro afirma que o gerenciamento da farmácia e a manipulação dos medicamentos está sendo feita com a supervisão e apoio do sanitarista Saulo Sales.

O empreendimento conta com a produção de cerca de 20 remédios fitoterápicos, incluindo xaropes, pomadas, geléias, balas, tônicos, sabonetes, tinturas produzidos com a manipulação das ervas medicinais.

Prêmio

O Prêmio FINEP de Inovação foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior.

As empresas e instituições inovadoras são aquelas que desenvolvem soluções em forma de produtos, processos, metodologias e/ou serviços novos ou significativamente modificados, tendo lançado para o mercado ou para a sociedade ao menos uma dessas soluções nos últimos três anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *