31 de julho de 2010

Conselheiros defendem ações a favor dos direitos das crianças

A nova diretoria do Conselho Tutelar de Arapiraca tomou posse, na noite desta sexta-feira (30), em solenidade realizada no auditório do Fórum da cidade.

Os novos conselheiros foram eleitos no último dia 22 deste mês, durante pleito realizado na Casa da Cultura. Dez candidatos disputaram as cinco vagas de conselheiros titulares para um mandato de  três anos.

José Barbosa da Silva, o Barbosinha; Gilvanete Lúcio de Oliveira; Lásaro da Silva Lopes; Elizama Machado de Lira Oliveira e Marlos Henrique dos Santos foram os mais votados.

Zilma Alves Corrêa; Emanuela Barbosa Nunes Ferro; Rosana dos Santos Farias; José Sales de Lira Barros e Alberto de Oliveira Nascimento ficaram na suplência do Conselho Tutelar de Arapiraca.

A cerimônia de posse foi comandada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosana Queiroz, e também contou com a presença do procurador-geral do município, José Soares da Silva, que representou o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), na solenidade, também prestigiada pela presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Conceição Canuto; presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Aparecida, e pelo presidente da Federação das Associações Comunitárias (Facomar), Brás Antônio de Farias;

O evento ainda registrou a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Josias Albuquerque; monsenhor Aldo Brandão; do representante da Secretaria Municipal de Educação e das Igrejas Evangélicas, pastor Juraci; do representante do 3º Batalhão Militar, capitão Roberto Goulart; representante do Selo Unicef no município, Hector Igor; do representante do Fórum de Desenvolvimento Local (FDLIS), José Lopes da Silva, e da aluna do Colégio Bom Conselho, Isabela Nunes, além de conselheiros municipais, tutelares e de representantes dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca.

Durante a cerimônia, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosana Queiroz, destacou a importância do momento para a sociedade e da luta a favor dos direitos dos jovens.

A presidente do Conselho Tutelar, Conceição Canuto, disse que a atual diretoria deixava o cargo com a sensação do dever cumprido. “Fizemos tudo o que podíamos. Trabalhar em defesa das crianças não é uma tarefa fácil, uma vez que as famílias estão muito fragilizadas, mas temos a certeza de que os novos conselheiros vão continuar o trabalho por melhores dias para as nossas crianças e adolescentes”, afirmou ela.

O conselheiro eleito José Barbosa, o Barbosinha, pediu o apoio da sociedade e dos meios de comunicação no trabalho que será desenvolvido pelos próximos três anos.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, o procurador José Soares enalteceu o trabalho dos conselheiros, citando a legislação em defesa dos direitos dos jovens, a exemplo da Convenção Internacional, a Constituição Brasileira e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), há 20 anos .

“Os jovens necessitam de cuidados especiais. O poder público e a sociedade têm o dever de zelar pelo cumprimento do Estatuto, e os conselheiros têm a nobre missão de acompanhar a aplicação dessas ações a favor dos nossos jovens”, salientou José Soares.

A solenidade foi marcada com uma série de homenagens, incluindo a entrega de buquês de flores, juramentos, entrega de certificados e oração entre os participantes da cerimônia.

Com a posse nos cargos, a partir de agora, os conselheiros tutelares já podem adotar decisões para garantir o cumprimento do Estatuto e melhorar a vida das crianças e adolescentes de Arapiraca.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *