25 de novembro de 2009

Dia D da vacinação anti-rábica será no próximo sábado

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, finaliza a segunda etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica neste sábado (28), em escolas e postos de saúde em toda a área urbana.

O “Dia D” está sendo organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva.
A primeira etapa da campanha de vacinação anti-rábica, ocorrida entre os dias 25 de maio e 5 de junho deste ano, conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que estipulou o índice de 80% para imunização dos animais.
 
De acordo com o médico-veterinário Almir Pedro, a Secretaria de Saúde estipulou a meta para vacinação de 30 mil animais e conseguiu imunizar 83,72% dos cães e 80,76% dos gatos.

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato.

O período de incubação da doença, no homem, varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento aplicado visa minimizar o sofrimento do paciente. Por seu caráter incurável, é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cães.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *