16 de outubro de 2009

Município desenvolve projeto de inseminação artificial

 

O projeto de inseminação artificial implantado no município de Arapiraca, em setembro de 2008, pela Secretaria de Agricultura começa a dar as primeiras crias para pecuaristas do município. Apesar de não ter sido lançado oficialmente, o projeto contabiliza o nascimento de nove bezerros.

Atualmente, 15 produtores estão cadastrados no projeto e 78 animais já foram inseminados. O principal objetivo é estimular a produção pecuária em pequenas e médias propriedades do município. O trabalho desenvolvido pela SEMAG visa realizar exames de sanidade em todo o rebanho, sintonização do cio, inseminação e acompanhamento durante toda a gestação.

 

A equipe que monitora a gestação, composta por zootecnistas e veterinários, é responsável pelo calendário de vacinação do animal, exames de rotina e orientação ao produtor no manejo nutricional – alimentação balanceada das matrizes.

A data para o lançamento oficial do projeto está sendo agendada pela Secretaria de Agricultura, a intenção da pasta é realizar o evento dentro da programação do 1º Campeonato Leiteiro de Arapiraca, que está previsto para acontecer ainda este ano.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *