17 de setembro de 2009

Comércio de queijos volta ser fiscalizado em Arapiraca

Técnicos da Vigilância Sanitária Municipal estão intensificando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e nas feiras livres dos bairros, a fim de coibir a venda de queijos clandestinos em Arapiraca.

Na manhã desta quinta-feira, os fiscais estiveram, primeiramente, no Mercado Público Municipal para orientar os comerciantes e consumidores acerca dos cuidados com o armazenamento do queijo e, também, os perigos do consumo de queijos clandestinos.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Arapiraca, Walkíria Bastos, disse que o trabalho está voltado para orientação de comerciantes e consumidores sobre a importância da aquisição de queijos com os selos do Serviço de Inspeção Federal.

“É preciso que as pessoas adquiram o produto que também apresentem o selo do Serviço de Inspeção Estadual”, explicou a coordenadora.

 

Destaque

 

Nos dias 9 e 10 deste mês de setembro, a cidade de Maceió sediou o 3º Fórum Regional de Vigilância Sanitária do Nordeste. O encontro reuniu secretários municipais de Saúde, representantes dos Conselhos Municipais de Saúde, profissionais da área e representantes dos Procons, Ministérios Públicos e Universidades.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) selecionou, previamente, algumas experiências de sucesso da Região Nordeste, para serem apresentadas em mesa redonda no fórum, e o único trabalho alagoano selecionado foi o de Arapiraca e que teve como título “Implantação de Comissão Técnica Multiprofissional para Planejamento, Programação, Análise e aprovação de Projetos Físicos de Estabelecimentos Públicos de Saúde de Arapiraca”.

A secretária-adjunta de Saúde, Maria Aparecida Bento – uma das autoras do trabalho- apresentou a experiência de sucesso, enfatizando a melhoria na qualidade da estrutura física dos estabelecimentos públicos de saúde após a implantação da comissão, bem como o grau de satisfação dos funcionários e usuários.

O trabalho está contribuindo para minimizar os riscos sanitários no ambiente, uma vez que estão sendo projetados de acordo com as normas sanitárias vigentes (RDC nº 50/02 e RDC nº 189/03).

Cida Bento mostrou que a Atenção Básica e Vigilância Sanitária desempenham papel fundamental na prevenção e promoção da saúde.

São Autores do trabalho: Cléa Maria Nobre dos Santos – Enfermeira, Jadielson Matias dos Santos – Diretor Administrativo, Liliane Alves de Souza – Dentista, Maria Aparecida Bento de Barros – Assistente Social, Maria das Graças Monte Mello Taveira – Médica, Rennan Silva de Jesus – Engenheiro Civil e Rosana Cleide Queiroz Ferreira – Assistente Social.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde também participaram do evento: Aglaí Tojal da Silva Varjão – Coordenadora de Vigilância em Saúde, Edilson Melo – Conselheiro Municipal de Saúde, Saulo José Sales – Farmacêutico Bioquímico e Walkiria Bastos Bezerra – Coordenadora da Vigilância Sanitária.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *