24 de junho de 2009

Mais de 200 mil pessoas dançam São João em Arapiraca

Os arraiás montados nas comunidades da área urbana e, também, na zona rural de Arapiraca já receberam mais de 200 mil pessoas.

Os festejos juninos na segunda maior cidade de Alagoas começaram no dia 30 de maio, com abertura do “Arraiá de Arapiraca”, e prosseguem até o dia 29 deste mês.

O evento está mobilizando 38 comunidades e tem na programação shows musicais, desfiles de carroças de burro, concurso de quadrilhas juninas, entre outras atrações que movimentam moradores e turistas de várias regiões de Alagoas e de outros Estados nordestinos.

A sétima edição do Arraiá de Arapiraca é uma promoção da Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar) e de empresas privadas do município. Este ano, a festa homenageia o historiador e folclorista Zezito Guedes.

Segundo estimativas dos organizadores do evento, nos 25 dias dias de festejos juninos mais de 200 mil pessoas dançaram forró e prestigiaram as apresentações musicais no Lago Perucaba, Mercado do Artesanato e nas comunidades envolvidas no Arraiá de Arapiraca, que registra recorde de público.

O clima de animação e tranqüilidade está marcando a festa, que conta com o apoio das polícias Civil e Militar, Samu, Ceal, Ministério Público e Corpo de Bombeiros.

No Lago Perucaba – palco maior das apresentações musicais- foi montado um circuito interno de TV, com a instalação de 20 câmeras para monitorar toda a área do evento.

 
História e tradição
O sucesso da festa em Arapiraca fica por conta do envolvimento das comunidades no Concurso de Resgate às Tradições Juninas, que ocorre há sete anos.
As apresentações das quadrilhas matutas e estilizadas tornaram-se verdadeiros espetáculos abrilhantados pela construção de cidades cenográficas nos bairros e na zona rural do município.

O incentivo e o apoio financeiro dados pela Prefeitura estão garantindo a infra-estrutura básica na montagem dos arraiás, bem como a contratação de músicos para animar a festa nas localidades.

Este ano, as 38 comunidades inscritas no concurso apostaram em temas como o combate ao mosquito da dengue; vida e obra de Luiz Gonzaga, e as tradições populares da região, entre outros assuntos que retratam a realidade do povo nordestino.
 
Arraiá ganha blog
 
Os organizadores da festa também criaram um blog para divulgar diariamente, no site da Prefeitura de Arapiraca, as atrações dos festejos juninos.

O blog do “Arraiá de Arapiraca” é atualizado diariamente com notícias e fotos das apresentações das quadrilhas juninas nas 38 comunidades inscritas no Concurso de Resgate às Tradições Juninas.

A novidade do blog é a enquete que estimula a população a votar na melhor comunidade. Os internautas podem escolher entre as 38 participantes e o resultado final poderá servir como voto de minerva, caso haja empate no final do concurso, cuja apuração irá acontecer no domingo (28), no Lago Perucaba.
 
 
 
 
Comércio
Os festejos juninos também aquecem o comércio na segunda maior cidade de Alagoas. Os pequenos e médios empresários de Arapiraca já comemoram o incremento nas vendas nessa época do ano.

As lojas do setor de vestuário e bijuterias registram aumento de 20% na venda de mercadorias em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, a maior festa popular nordestina ainda está garantindo a geração de emprego e renda, com a oferta de 500 vagas de trabalho temporário no comércio e outros 500 empregos indiretos na área da prestação de serviços.

Outro exemplo da confiança do empresariado local na organização dos festejos juninos fica por conta do aumento no número de lojas inscritas no concurso “Minha loja, meu arraiá”.

Na edição anterior, cerca de 40 estabelecimentos participaram do concurso, que este ano envolve 71 lojas na disputa pelo prêmio.

A escolha das lojas vencedores este ano também acontece com apoio dos internautas que irão definir a loja mais bonita dentre as participantes.

A iniciativa conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca e Federação do Comércio (Fecomércio).
 
 
 
 
Quadrilhas disputam final de concurso em Caruaru
 
O município de Arapiraca comemora a classificação de três quadrilhas para a final do XIV Festival de Quadrilhas Juninas, em Caruraru.

Com o apoio da Prefeitura, Beija-Flor do Nordeste, Canarraiá e Lengo-Tengo ficaram entre as 16 finalistas.

Ao todo mais de 60 quadrilhas juninas participaram da seletiva, que este ano foi a mais disputada das últimas edições do evento.

O forte das apresentações dos grupos de Arapiraca ficou por conta do profissionalismo dos participantes. O espetáculo de brilho e cores criado por adereços e figurinos, aliado a temas interessantes e a uma coreografia impecável conquistaram o público e a comissão julgadora.

A Beija-Flor do Nordeste, do bairro Manoel Teles, abordou o tema “Paz e Amor”; a Canarraiá, da Canafístula, levou para Caruaru “ As tradições das festas populares no Nordeste”, e a Lengo-Tengo, do bairro Brasília, apostou no tema “ Lendas da Amazônia faz o São João do Nordeste”.

Canarraiá e Lengo-Tengo estão na final pelo segundo ano consecutivo, já a Beija-Flor do Nordeste estréia entre as 16 classificadas. A grande final acontece no sábado, dia 27, e caravanas de Arapiraca prometem levar torcedores vibrantes para que as quadrilhas sintam a energia e o entusiasmo para disputar as primeiras colocações.

No Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, localizado no Parque Ceci Cunha, os finais de semana também ganharam programação extra.

Conjuntos tipicamente nordestinos, com sanfoneiros e zabumbeiros, animam o local que ainda realiza um concurso entre os locatários, proporcionando ainda mais beleza e aconchego à festa.

O final do Arraiá de Arapiraca irá acontecer no domingo (28), a partir das 15 horas, com o já tradicional Arrastão de Quadrilhas saindo da Praça do Cavaco com destino ao Lago Perucaba.

No local haverá a apuração do Concurso de Comunidades e, em seguida, show musical com o cantor Santana encerrando a maratona de muita alegria e envolvimento – uma marca dos festejos juninos em Arapiraca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *