8 de março de 2007

Investimentos na Fecularia

Investimentos na fecularia

 

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) esteve reunido, no fim da tarde de ontem (6), com o secretário-executivo de Agricultura, Alexandre Toledo, além de prefeitos e secretários de Agricultura dos 13 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Produção, Industrialização e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar da Região Agreste (Consiagre), para definir um plano de ações para dinamizar a atuação da fábrica de fécula de mandioca, instalada no povoado Bálsamo, na zona rural do município.

 

O encontro também contou com a presença do consultor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ronaldo Camboim, e da coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) da mandioca, Maria Inês Padilha, além de integrantes do CIAT, Sebrae e de sindicatos e associação de produtores do Agreste.

 

Na abertura dos trabalhos, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que preside o Consiagre, destacou a importância do empreendimento para fortalecer a atividade produtiva e promover a geração de emprego e renda na região. Barbosa sugeriu ao grupo a elaboração de um plano, a fim de redefinir a estrutura acerca do funcionamento da indústria, que tem capacidade para processar 50 toneladas/dia de fécula de mandioca.

 

Na reunião, o grupo defendeu a necessidade de investimentos na capacitação técnica dos funcionários da Cooperativa dos Produtores Rurais do Agreste Alagoano (Cooperal), entidade que administra a fábrica de fécula. Além disso, os gestores revelaram a intenção de buscar verbas, por meio das instituições federais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), com o objetivo de reforçar o capital de giro para a compra da mandioca.

 

O consultor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ronaldo Camboim, assegurou apoio técnico para a qualificação dos gestores da cooperativa, bem como investimentos financeiros para a aquisição de novos equipamentos.

 

Por sua vez, o secretário-executivo de Agricultura, Alexandre Toledo, disse que o governo do Estado será um parceiro nas ações para dinamizar o empreendimento, que pode ter a capacidade duplicada para processar 100 toneladas. “Sabemos das dificuldades por que passa o Estado, mas todo projeto voltado para o desenvolvimento econômico terá o apoio da secretaria”, afirmou

 

O consórcio foi criado no ano de 2003, tendo como meta principal o fortalecimento do associativismo, por meio de pesquisa e assistência técnica que permitam aos agricultores familiares promover a geração de emprego e renda, com investimento em lavouras de mandioca, a principal cultura de subsistência da região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *