ESCOLAS DE ARAPIRACA SÃO REFERÊNCIA PARA O BRASIL

educacaopq2

Referência nacional desde o ano de 2007, o modelo das escolas de tempo integral de Arapiraca tem despertado a atenção de gestores públicos e educadores de várias partes do Brasil, tendo sido inclusive um dos principais temas abordados durante a campanha eleitoral no último dia sete de outubro.

O modelo de ensino foi adotado com investimentos e aplicação de recursos próprios.
Atualmente, o município de Arapiraca conta com dez escolas em tempo integral, que atendem mais de oito mil alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental, tanto na área urbana como também na zona rural do município.

O modelo pedagógico inclui, pela manhã, atividades curriculares e, no período da tarde, jornadas ampliadas de reforço escolar e atividades complementares.

Os estabelecimentos de ensino têm uma equipe multidisciplinar, com o apoio de pedagogos, psicopedagogos,fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de atendimento odontológico.

Como parte das atividades complementares, os alunos recebem aulas de karatê, capoeira, jiu-jitsu, natação, xadrez, dança, ginástica, balé, música, artesanato, aulas de informática e alimentação cinco vezes ao dia.

As escolas de tempo integral de Arapiraca estão localizadas nas comunidades: Jardim Esperança, Nova Esperança, Jardim das Paineiras, Primavera, Carrasco, Cangandu, Mangabeiras, Brisa do Lago, Planalto e Santa Edwiges.

ARAPIRACA TEM O MAIOR PLANETÁRIO DIGITAL DO BRASIL
Crianças aprendem com aulas na Praça do Conhecimento e se divertem com o Cine Teatro

educacaopq

Inaugurado há cerca de dois anos, o Planetário Municipal de Arapiraca está atraindo a cada dia a atenção de crianças, jovens e adultos ao Lago Perucaba, um dos mais belos cartões-postais da cidade.

Construído com recursos da municipalidade, o espaço oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.

O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado. O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

Brinca Ciência – A prefeitura também está adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes.

A Praça da Ciência e do Conhecimento também faz parte do projeto para implantação da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.

ARAPIRAQUINHAS SE ESPALHAM PELAS COMUNIDADES
Bibliotecas Digitais nas Praças levam leitura e conhecimento para jovens e adultos de Arapiraca

Com o propósito de estimular e incentivar a leitura entre as crianças e jovens, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou, no ano de 2010, primeiramente no Jardim Esperança, o projeto das bibliotecas públicas digitais de bairros, carinhosamente denominadas de “Arapiraquinhas”.

A primeira unidade foi inaugurada em agosto de 2010, para atender alunos e moradores do bairro Jardim Esperança. A segunda Arapiraquinha foi inaugurada em agosto de 2011, no bairro Novo Horizonte.

Cada biblioteca digital de bairro conta com três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como de periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de salas de acesso à internet com nove computadores em cada uma delas contendo CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

Devido ao sucesso da iniciativa, outras comunidades passaram a receber as bibliotecas digitais de bairro, a exemplo da implantação da terceira unidade, no Povoado Canaã, e da quarta unidade, no bairro Canafístula e mais recentemente a quinta Arapiraquinha, que funciona no bairro Planalto. No início da gestão da prefeita Célia Rocha, no ano de 2013, a cidade ganhou mais duas Arapiraquinhas, sendo uma na Vila São José e outra no Povoado Bananeiras.

Indústria do Conhecimento – Mantida pela Prefeitura de Arapiraca e Serviço Social da Indústria (Sesi), A Indústria do Conhecimento José Alexandre dos Santos, que funciona no Lago Perucaba, foi implantada em março do ano de 2009 e atende a um público estimado em mais de 500 pessoas ao mês, principalmente para acesso à Internet, leitura, pesquisas escolares e Curso de Informática Básica no Sistema Linux Educacional 3.0 com certificados emitidos pelo Sesi/Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Educação.

A Indústria do Conhecimento funciona de segunda a domingo, com horário flexível, durante a semana das oito ao meio-dia, e das 14 às 17 horas, e nos fins de semana das oito às 11 horas e das 14 às 17 horas.

ORQUESTRA SINFÔNICA DESPERTA O AMOR PELA MÚSICA
Escola de Música está localizada no Centro de Apoio à Educação Integral II, na Praça da Prefeitura

Um sonho que tornou-se realidade para dezenas de crianças e jovens arapiraquenses.
Com o intuito de levar o ensino da música orquestral aos alunos das escolas da rede de ensino municipal, principalmente em crianças a partir dos oito anos de idade, foi criada em julho de 2012, a Orquestra Sinfônica Municipal Músico Ari de Queirós Bezerra.
Coordenado pela Secretaria de Educação e sob a regência do maestro e professor Marcos Antônio, o grupo é formado por cerca de 30 músicos, além do apoio de uma coordenadora-pedagógica e mais nove educadores.

Para a montagem da orquestra, a prefeitura solicitou abertura de processo licitatório para aquisição de vários instrumentos musicais, a exemplo de piano elétrico, violoncelos, violinos, contra-baixo, instrumentos de percussão, viola, entre outros.
A orquestra é utilizada em apresentações culturais, eventos, bem como laboratório para formação de jovens em cursos de música.

Centros de Apoio – As atividades pedagógicas nas dez escolas
em tempo integral de Arapiraca contam com o reforço dos Centros de Apoio à Educação Integral, onde os alunos participam de atividades lúdicas, também com aulas de artes plásticas, música e dança.

O primeiro Centro de Apoio à Educação Integral está localizado na Rodovia AL 110, onde funcionava o antigo SESI. O segundo foi inaugurado no ano de 2010, na Praça Luiz Pereira Lima, no antigo prédio da prefeitura, que passou por reformas estruturais e ganhou salas de dança, auditório com tablado, sendo o primeiro do gênero na América Latina. O local ainda abriga os Museu Pedro de França Reis e Zezito Guedes, dedicados aos artistas da terra.

O município de Arapiraca possui três universidades públicas e um instituto federal:

  • Instituto Federal de Alagoas – IFAL – Campus Arapiraca
  • Universidade Federal de Alagoas UFAL
  • Universidade Estadual de Alagoas UNEAL

Faculdades particulares

  • Centro Universitário Cesmac
  • UniSEB
  • Cento de Ensino Superior Arcanjo Mikael
  • Centro Universítário Luterano
  • Universidade Norte do Paraná
  • Universidade Paulista
  • Instituto de Ensino Superior Santa Cecília
  • Faculdade de Ensino Regional Alternativa
  • Faculdade Integrada de Patos.