23 de julho de 2019

Participa Arapiraca: Prefeitura lança programa de gestão participativa

Já pensou em dar sua opinião no planejamento e execução das ações da prefeitura? Essa é a proposta do Participa Arapiraca, um programa de orçamento participativo que tem o objetivo de aproximar a sociedade das decisões do poder público Municipal num modelo de gestão democrático, que prioriza os interesses da população na solução dos problemas da cidade.

Lançado oficialmente nesta terça-feira (23), o Participa Arapiraca abriu uma votação aberta para dialogar com a população sobre o melhor encaminhamento dos recursos municipais. No programa, o povo é quem decide o que é prioridade em seu bairro, em sua comunidade.

O processo democrático, através da votação aberta, começa na escolha dos bairros, comunidades ou povoados que serão contemplados na primeira edição do projeto. Definidos os locais, a prefeitura realizará reuniões plenárias, onde os moradores dos bairros contemplados poderão decidir, também de forma democrática, em quais setores e como os recursos deverão ser utilizados prioritariamente.

De acordo com o secretário-executivo do Gabinete do Prefeito, Moacir Teófilo, após as plenárias os recursos serão liberados. “Dada início a execução, a população vai poder fiscalizar o andamento das obras e ações que ela escolheu para o seu bairro, a partir de um cronograma de ações apresentado pela prefeitura”, disse ele.

O projeto do Participa Arapiraca é um já consagrado modelo de gestão participativa em outros estados, onde a população é convidada a dialogar diretamente com a prefeitura para eleger as prioridades de investimentos nos bairros da cidade.

Para escolher o bairro onde será implantada a edição piloto do programa é só acessar http://participa.arapiraca.al.gov.br. A votação segue até o dia 22 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *