7 de março de 2019

Casa da Cultura de Arapiraca recebe programação especial da Semana da Mulher

Samuel Alves

Casa da Cultura recebe programação especial no Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, busca relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, organizou um cronograma repleto de atrações para comemorar a data.

A programação, que inclui homenagens, apresentação musical, exposição e workshop, começa às 19 horas desta sexta-feira (8), na Casa da Cultura, localizada na Rua Esperidião Rodrigues, Centro. As atividades acontecerão até domingo (10).

Buscando fortalecer vínculos e reforçar a conscientização do valor da mulher, o local receberá o Prêmio Mulher Destaque Arapiraquense, que homenageará algumas mulheres importantes do município. Dentre os nomes estão o de Rosana Dias, Lúcia Cajueiro, Alcina Barbosa Acácio, Malba Martins, Seliana Silva, Dayane Teles, Inês Amorim, Laura Emília Araújo, Regineide Rosa, Lourdes Rizzatto, Wilma Nóbrega, Maria Salete Amorim de Souza e Priscila Anacleto.

Além das homenagens, as mulheres serão presenteadas com a inconfundível voz da cantora arapiraquense Jéssica Tenório, a Dona Flô, que vai tocar um repertório todo especial com grandes clássicos que prometem fazer o público dançar e também se emocionar. Haverá também uma feirinha das Mulheres Empreendedoras e, segundo a secretaria, elas vão estar vendendo artesanato, acessórios e delícias gourmet.

EXPOSIÇÃO

A exposição A COR DAR MULHER buscar retratar as dificuldades, provações, desafios e demais experiências vividas desde a pequena infância até a vida adulta da mulher atual. Abordando temas como construção social, padrões estéticos, preconceitos e empoderamento. A mostra ficará na Casa da Cultura por uma semana.

Dayse Pinheiro, jovem artista alagoana, nasceu em Arapiraca e sempre despertou forte interesse pela arte do desenho. Mudou-se para a capital para fazer faculdade, e retorna agora, com um diploma, um pouco mais de maturidade e o mesmo interesse pelas artes plásticas, representando a figura da mulher por meio de ilustrações em preto e branco e aquarela. Comandando o projeto nomeado Eu Não Ilustro, mantém suas obras expostas no Instagram e outras mídias sociais, mas passa agora para esfera física, saindo do universo virtual para mostrar ao mundo a perspectiva vista por seus olhos.

WORKSHOP

O workshop Iris é uma iniciativa que nasceu em 2016 para construir um futuro para o Brasil a partir da igualdade de gênero e a liberdade do feminino. O objetivo é, até 2030, retirar o Brasil da posição de 5º país mais violento para as mulheres no mundo (dados da Organização Mundial da Saúde) e tornar um país seguro para mulheres com o fim da desigualdade de gêneros. É hora de usar o poder do design para criar um futuro positivo e intencional para a liberdade da feminilidade.

Para construir futuros com liberdade e equidade, buscamos uma abordagem com foco no humano. O Design Thinking é o modelo ideal por trazer na sua essência valores como empatia, colaboração, experimentação, aliados a uma visão sistêmica da realidade. O evento é destinado para homens e mulheres que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre Design Thinking e pensar no futuro desejável para liberdade do feminino e igualdade de gênero. O workshop acontece nos dias 09 e 10 de março, das 9h00 às 16h00 e haverá certificado para os participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *