4 de fevereiro de 2019

Município adere ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola

Alunos aprendem noções de saúde bucal, entre outras atividades trabalhadas no PSE  (Foto: Genival Silva)

A Prefeitura de Arapiraca adere ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), referente ao biênio 2019/2020. E passa a beneficiar mais de 20 mil estudantes oriundos de 36 unidades  de ensino. Sendo duas escolas estaduais, 33 municipais e uma creche.

Dessa forma, a Administração Municipal reafirma o compromisso estabelecido entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Esporte com o Governo Federal, em dar continuidade às ações que visam contribuir para a formação integral de crianças e jovens da rede pública de ensino, através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, que visam proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.

“O programa saúde na escola é um modelo assistencial voltado para ações de prevenção de doenças e promoção de saúde nas escolas, com um olhar voltado para os estudantes, que atuam como multiplicadores de informações, levando o que aprendem na escola para as comunidades onde vivem”, explica Lisyana Karla, coordenadora Municipal do PSE.

O Programa

O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A base do programa é a  articulação entre escolas e a Rede Básica de Saúde. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação para o público alvo, promovendo saúde e educação integral.

O Programa engloba 12 eixos preconizados pelo Ministério da Saúde e da Educação. São eles: alimentação saudável; sexualidade; tabagismo, álcool e outras drogas; cultura da paz; segurança no trânsito; saúde bucal; segurança no trânsito; atualização da caderneta de vacinas; combate ao Aedes Aegypt; acuidade visual; práticas de atividades físicas; doenças negligenciáveis e saúde auditiva.

(Fotos: Genival Silva)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *